Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos atua como o centro cultural do município desde 14 de maio de 1999, contribuindo para que a história e a cultura aldeense se mantivessem vivas ao longo dos anos. O prédio histórico foi a primeira sede da prefeitura e da Câmara Municipal. Hoje, abriga a sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura.

A Casa tem como patrono o artista Gabriel Joaquim dos Santos, idealizador e construtor da Casa da Flor, patrimônio histórico e cultural brasileiro. Por esse motivo, o espaço exibe uma exposição permanente composta pela figura do “seu Gabriel” e por uma maquete do monumento.

O espaço recebe exposições de artistas locais de vários segmentos, além de contribuir para a divulgação de acervos que ajudam a contar a história da cidade e de toda a região. Muitas das obras expostas ao longo de mais de 20 anos retratam as belezas naturais, atividades econômicas, costumes e a religiosidade característica da cidade.

 

Sobre o patrono

Nascido em 1892, Gabriel Joaquim dos Santos foi trabalhador de roçado e das Salinas, filho de uma índia e de um ex-escravo. Durante mais de 60 anos, de 1912 até o ano de sua morte, em 1985, Gabriel dedicou-se ao sonho de adornar a sua casa com todo tipo de material que encontrava pela frente, abandonado pelas estradas, como cacos de vidro, cerâmicas, louças, ladrilhos, lâmpadas, conchas, restos de azulejos, faróis de automóveis e restos de obra. Com eles, criava arranjos únicos – muitos em formato de flor –, que encantam por seus efeitos visuais marcantes.

A edificação foi tombada em 1986 como patrimônio cultural fluminense pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac) e, em 2016, a Casa ganhou status de patrimônio cultural material brasileiro com a inscrição no seleto Livro do Tombo de Belas Artes do Iphan, elevando São Pedro da Aldeia ao circuito turístico e cultural nacional.

Depois do falecimento de Gabriel, a Casa passou a ser zelada pelo seu sobrinho-neto, Valdevir dos Santos, que hoje atua como assessor histórico do espaço, responsável por conduzir as visitações.

Notícias

Notícias

Notícias

Cultura convoca candidatos do Edital nº 13 da Lei Paulo Gustavo para atualização de cronograma e planilha orçamentária

19/04/2024

Sarau literário é adiado em São Pedro da Aldeia

18/04/2024

Teatro Municipal apresenta “Dois perdidos numa noite suja” neste sábado (20)

18/04/2024

Alunos da Orquestra Sons da Aldeia participam de projeto de extensão universitária da UFRJ

17/04/2024

Cultura aldeense realiza sarau literário nesta quinta-feira (18)

16/04/2024

Espetáculo infantil é atração no Teatro Municipal neste domingo (14)

12/04/2024

Prefeitura aldeense libera pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo

11/04/2024

“Joanna de Ângelis, Transição” é atração no Teatro Municipal neste sábado (13)

11/04/2024

Teatro Municipal apresenta stand-up comedy com Thiago Chagas nesta sexta-feira (12)

10/04/2024

Cultura aldeense convoca artistas do Edital de Premiação da Lei Paulo Gustavo para assinatura de recibo

05/04/2024

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso