4ª Conferência Municipal de Cultura é aberta em São Pedro da Aldeia

Está oficialmente aberta a 4ª Conferência Municipal de Cultura em São Pedro da Aldeia. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), começou na terça-feira (11/07) e segue nesta quarta (12) e quinta-feira (13), a partir das 16h, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. A programação da primeira noite promoveu a troca de informações e a conclusão do Regimento Interno, aprovado em plenária, além de uma palestra sobre os sistemas de cultura conduzida pela representante convidada da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), Júlia Moulin.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, também marcou presença na abertura da programação. “Estamos muito felizes em iniciar a nossa 4ª Conferência. É importantíssimo que os artistas de todos os segmentos culturais da cidade participem desse evento. Esse é o momento onde a gestão pública e a sociedade civil debatem, em conjunto, políticas culturais e o nosso Plano Municipal de Cultura, ou seja, as metas e o planejamento, tudo aquilo que nós queremos para o nosso setor cultural nos próximos anos. Nessa Conferência teremos também a eleição das nove cadeiras do nosso Conselho Municipal de Política Cultural e a eleição de delegados que vão representar São Pedro da Aldeia na Conferência Estadual. Lembrando que o credenciamento presencial para candidatos e eleitores termina nesta quarta-feira, dia 12, às 20h30”, ressaltou.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, marcou presença na abertura da programação
Foto: Juan Carlos Sampaio/Divulgação SEMUC PMSPA

Um dos destaques da primeira noite de programação foi a palestra “Os sistemas de cultura para o desenvolvimento local”, ministrada pela representante da SECEC-RJ, Julia Moulin, responsável pela coordenação da 5° Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Na oportunidade, a gestora do Estado apresentou um panorama do cenário cultural em nível estadual e nacional, destacando a retomada do Ministério da Cultura, dos investimentos e das políticas para a cultura em âmbito federal, a adesão de 100% dos municípios do Rio à Lei Paulo Gustavo e a Conferência Estadual prevista para acontecer em outubro.

“O nosso desejo é seguir construindo uma política cultural alinhada com quem está na ponta, no dia a dia, fazendo a nossa Cultura. Nós, da SECECRJ, temos um compromisso com o Sistema de Cultura e na relação e apoio com os municípios para que tenhamos uma estrutura de política cultural forte e integrada. E as conferências são o lugar da participação da sociedade civil na construção dessa política. Esse é um momento de avaliação e de proposição, através do debate entre a sociedade e o Executivo. Desejamos que São Pedro da Aldeia promova uma Conferência rica, produtiva e participativa”, destacou Júlia, que atua como assessora especial do gabinete da SECEC-RJ.

Na sequência, a Comissão Organizadora da 4ª Conferência Municipal de Cultura, composta paritariamente por representantes da gestão pública e da sociedade civil, deu início à leitura do Regimento Interno para aprovação junto à plenária. Durante a atividade, os artistas e agentes culturais presentes, devidamente credenciados como candidatos ou eleitores, puderam se manifestar e apresentar suas propostas de alteração para votação popular. Também foi aberto espaço para observações e esclarecimento de dúvidas aos participantes quanto aos artigos do Regimento. A íntegra do Regimento Interno aprovado na 4ª Conferência Municipal de Cultura já está disponível para acesso no site da Secretaria Municipal de Cultura (clique AQUI para acessar).

Compondo a mesa diretora também estiveram presentes os integrantes da Comissão Organizadora: Rosangela Guimarães (artista), Dr. João Lucas dos Santos Dias (48ª Subseção da Ordem dos Advogados de São Pedro da Aldeia), Giovanna Villas Bôas Mennella (artista), Cleise Campos (SEMUC), Josephane Lima (SEMUC) e Augusto Azevedo (SEMUC), além da assessora de promoção da cultura afro-brasileira da SECEC-RJ e Conselheira Estadual de Política Cultural do RJ, Tânia Amorim, como convidada.

Compondo a mesa também estiveram presentes os integrantes da Comissão Organizadora, formada paritariamente por representantes da gestão pública e da sociedade civil
Foto:
Juan Carlos Sampaio/Divulgação SEMUC PMSPA

“Agradeço muito ao município pelo convite. Para mim, é uma honra, um prazer e uma emoção muito grande estar participando da abertura dessa Conferência Municipal de Cultura em São Pedro da Aldeia, porque é a conferência que traz a voz da sociedade civil junto com o poder público e que traça os caminhos da Cultura neste município. Nós, fazedores de Cultura, artistas, sociedade civil e também poder público, temos uma responsabilidade muito grande nessa construção. Então parabenizo todos aqui presentes e como, conselheira estadual, saúdo também o município pela eleição do seu Conselho e por estabelecer a cadeira da cultura afro-brasileira. Em um país onde 56% da sua população é formada por negros e negras, nós temos que ter essa representação”, declarou Tânia, em seu discurso.

Conduzindo as saudações de abertura, a assessora de políticas culturais da SEMUC, Cleise Campos, destacou a adesão da cidade ao calendário da Conferência Nacional, como resultado de uma articulação promovida pelo secretário Thiago em Brasília. “São Pedro da Aldeia está tendo uma largada muito vitoriosa participando desse cenário estadual e nacional. O secretário Thiago, na função de gestor da Cultura, tem tido um papel bastante dedicado nessa Conferência, inclusive na sua recente visita à Secretaria Nacional dos Comitês, que Coordena o Sistema Nacional de Cultura, que resultou nesta nossa adesão ao calendário da Conferência Nacional”, comentou.

Em suas saudações de abertura, a assessora de políticas culturais da SEMUC, Cleise Campos, fez referência à adesão de São Pedro da Aldeia ao calendário da Conferência Nacional de Cultura
Foto:
Juan Carlos Sampaio/Divulgação SEMUC PMSPA

A abertura do evento contou ainda com uma apresentação teatral de comédia encenada pela atriz Anna Beatriz Cabral, uma das artistas contempladas pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2023, na categoria Esquete Solo.

Credenciamento

Nesta quarta-feira (12/07), será encerrada a etapa de credenciamento de candidatos e eleitores na 4ª Conferência Municipal de Cultura. A Comissão Organizadora e a equipe da Secretaria Municipal de Cultura darão continuidade ao plantão de atendimentos no saguão do Teatro Municipal Dr. Átila Costa, das 16h às 20h30, para atualização de cadastros na plataforma do Mapeamento Cultural e confecção de portfólio digital.

Os documentos para o cadastro podem ser apresentados em mãos (identidade, comprovante de residência e registros da atuação cultural), ou em formato digital, via formulário eletrônico, acessando o link https://forms.gle/h72CMxnHwEaME2ju9.


Documentação para cadastro no Mapeamento pode ser apresentada de forma física ou digital
Foto:
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

O cadastro no Mapeamento é um dos requisitos obrigatórios para a candidatura ao Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), bem como para a participação como eleitor. A Comissão Organizadora reforça que o portfólio, exigido no ato da inscrição no Mapeamento, deve atender os critérios estabelecidos no Regimento com relação ao tempo de atuação cultural.

Confira a programação completa da 4ª Conferência Municipal de Cultura:

• 2º DIA – 12 de julho (quarta-feira)
18h – Receptivo

18h20 às 21h – Grupos Eixos Temáticos: Plano Municipal de Cultura (propostas para as Estratégias & Diretrizes), com dinamizadores da gestão pública e sociedade civil:

GT1 – Cultura e Cidadania

GT2 – Cultura, diversidade, patrimônio e memória

GT 3 – Cultura, educação, juventude e idoso

GT 4 – Cultura e desenvolvimento sustentável

GT 5 – Gestão cultural

GT 6 – Financiamento da cultura

Encerramento do credenciamento: 20h30.

• 3º DIA – 13 de julho (quinta-feira)

16h – Discussão de temas dos eixos da 4ª Conferência Nacional de Cultura – Participação remota de Roberta Cristina Martins (Secretária Nacional dos Comitês de Cultura) e Micaela Costa (Coordenadora-geral do Sistema Nacional de Cultura) – Ministério da Cultura
18h – Receptivo

18h20 – Relatório de ações – Secretário Municipal de Cultura, Thiago Marques
Extra: Lei Paulo Gustavo/Comitê Gestor

18h40 – Eleição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC)
Apresentação de candidatos
Eleição e proclamação dos nomes eleitos para o CMPC (sociedade civil)

19h40 – Plenária de aprovação da revisão do PMC (1ª revisão)

20h40 – Eleição de delegados para a 5ª Conferência Estadual de Cultura (5% do total de credenciados na 4ª CMC)

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso