Rolé Histórico na II Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia

Mais informações

20, agosto 2023
Gratuito
Igreja dos Jesuítas - Centro
São Pedro da Aldeia
Rio de Janeiro

Rolé Histórico na programação da II Semana Decolonial do Patrimônio de
São Pedro da Aldeia-RJ.

O Rolé Histórico está na programação da II Semana Decolonial do Patrimônio!

Para participar é necessário fazer a inscrição*

Rolé Histórico é um projeto de educação patrimonial realizado através de caminhadas pelo município de São Pedro da Aldeia guiadas por profissionais aptos a divulgação do conhecimento de maneira didática e em uma linguagem popular. Durante o trajeto a história de São Pedro da Aldeia será apresentada por meio de elementos presentes em nosso entorno, como patrimônios, monumentos, construções, natureza etc. As caminhadas duram em média duração de 1 hora e 30 minutos.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA!

Roteiro:
– Igreja dos Jesuítas
– Casa de Cultura e Biblioteca Municipal
– Monumento à Catequese
– Praça do Canhão
– Casa dos Azulejos
– Lagoa de Araruama

Alguns dos temas abordados durante o percurso: salinas, educação patrimonial, indígenas de São Pedro da Aldeia.

As responsáveis pela execução do projeto são as historiadoras Vanessa Dias e Fernanda Lopes. Conheça um pouco a trajetória delas:

– Vanessa Dias
Historiadora. Pós-graduada em História do Brasil Contemporâneo. Guia de Turismo. pesquisadora autônoma da área de patrimônio e culturas populares tradicionais. Idealizadora do projeto de Educação Patrimonial “Rolé Histórico SPA”. fundadora da “Coletiva Gecay”.

– Fernanda Lopes
Formação em História (Licenciatura) (Universidade Veiga de Almeida). E Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Especialização em História, Patrimônio e Cidade (Universidade Cândido Mendes). No momento, atua no setor educativo e cultural do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio.

Conheça a II SEMANA DECOLONIAL DO PATRIMÔNIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA-RJ

Entre os dias 17 à 20 de agosto de 2023 acontecerá o evento em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado dia 17 de agosto em todo o Brasil, com o intuito de reunir e propagar conhecimentos sobre os patrimônios aldeenses tendo enfoque na cultura tradicional local, e sua importância histórica.

O tema desse ano é “RECONSTRUINDO NOSSAS MEMÓRIAS”

Um convite para a população aldeense revisitar sua ancestralidade e compartilhar memórias junto a artistas aldeenses, mestre de saberes, professores e pesquisadores da nossa história decolonizada.

Conheça mais sobre o Rolé Histórico:

O Rolé Histórico é um projeto de EDUCAÇÃO PATRIMONIAL que tem a função de compartilhar conhecimentos, levantar questionamentos e despertar a curiosidade sobre a história de São Pedro da Aldeia, suas memórias e patrimônios. Assim como propagar pesquisas e manifestações culturais sobre nosso território através do compatilhamento de pesquisas, documentos, vídeos, fotos, relatos da história oral, dentre outros modos. A educação patrimonial ajuda na compreensão do nosso entorno e aproxima a comunidade da sua história, levando assim ao fortalecimento e valorização da identidade e cultura local.

O Rolé Histórico traz o olhar DECOLONIAL, buscando levar para o debate da história outros agentes e vozes do nosso território presentes no processo de colonização que foram apagadas e silenciadas e são até os dias de hoje. A iniciativa caminha junto aos objetivos da Lei 11.645 de 2008 que firma a obrigatoriedade do ensino da história indígena e afro-brasileira no currículo escolar.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

17/08/2023

Local: Museu do Sal, Flexeira
10:00- Abertura do evento com a Coletiva Gecay.
10:30- Palestra: “Museus, memória e construção identitária” com a museóloga Camila Souza.

Local: Beco do Jacaré, Porto da Aldeia
19:00h- “Memória Quilombola e Educação” com professora quilombola dra. em educação Gessiane Nazario.
20:00- “A presença indígena em São Pedro da Aldeia anterior a colonização” com a historiadora Silene o. Ribeiro.

18/08/2023
Local: Beco do Jacaré, Porto da Aldeia
18:30- “Curiosidades aldeenses – mitos e histórias” com a bióloga e a pesquisadora Elizabeth Franco.
19:30- “Monumentos e a Arte de rua” com o historiador Pierre de Cristto, o artista Vini Max e artistas de rua aldeenses.

19/08/2023

Local: Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia
16:00- “Roda de Conversa com as mulheres do bairro Baleia”
18:00- “Histórias de Pescador” com os pescadores artesanais da praia da baleia.

20/08/2023

Ponto de Encontro: Igreja dos Jesuítas (Igreja Matriz)
08:00- “Rolé Histórico” com as historiadoras Vanessa Dias e Fernanda Lopes.
10:00/15:00- Almoço tradicional feito pela Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia e roda de samba com o “Coletivo Samba da Aldeia”.

 

REALIZAÇÃO: Coletiva Gecay.

Siga a Coletiva Gecay no Instagram: @coletivagecay

A Coletiva Gecay é uma coletiva de mulheres com a intenção de fomentar estudos decoloniais, bem como contribuir para a preservação e propagação das memórias, culturas e patrimônios de São Pedro da Aldeia.

Atualmente sua formação conta com seis mulheres: Camila Souza (museóloga), Ericka Hoch (professora de artes visuais), Mayara Árvore (artista e pesquisadora), Mayla árvore (arte educadora e pesquisadora), Silene O. Ribeiro (historiadora, pesquisadora e docente da educação básica) e Vanessa Dias (historiadora e guia de turismo).

 

_
*Esta plataforma é aberta aos artistas, produtores e empreendedores culturais da cidade que estejam devidamente cadastrados no Mapeamento Cultural. A veracidade das informações acerca dos eventos cadastrados nesta plataforma é de inteira responsabilidade dos produtores. Ao divulgar o evento nesta plataforma, o produtor declara ser titular ou estar autorizado a utilizar qualquer material protegido por direitos autorais ou propriedade intelectual, isentando a Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia de qualquer responsabilidade por essas informações e conteúdos.

Contato

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso