Casa da Cultura sedia concerto instrumental nesta quarta-feira (13)

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia promove, nesta quarta-feira (13/09), mais uma edição especial do Concerto Musical Gabriel Joaquim. A programação será conduzida pelos músicos Thiago Marques, Antônio Andrade e Amanda Huguenin, que apresentarão um repertório recheado de pérolas da bossa nova, da MPB e do jazz. O evento começa às 19h e tem entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço (60 lugares).

Músico por formação, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, reforçou os objetivos da ação, lançada em 2022. “Quando pensei o projeto do Concerto Gabriel Joaquim a intenção era, ao mesmo tempo, oferecer à população um concerto semanal gratuito e abrir novas oportunidades de atuação para os músicos da cidade. Hoje, com mais de um ano de realização, o Concerto cumpre essas finalidades, além de formar plateia, de fazer com que outras pessoas conheçam a Casa da Cultura e oportunizar no meio da semana um momento agradável ao munícipe. Na próxima quarta, terei o prazer de me apresentar não como secretário, mas como músico, e espero junto com meu colegas oferecer mais um destes agradáveis momentos que o Concerto Gabriel Joaquim nos proporciona”, disse.

Intitulada “Motivos”, a apresentação promete agradar os amantes da música instrumental. Com a clássica formação trio jazz (piano, contrabaixo acústico e bateria), o concerto irá apresentar músicas consagradas de célebres compositores, como Tom Jobim, Roberto Menescal, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Bill Evans e Caetano Veloso.

Sobre o trio

Músico há 24 anos, Thiago Marques é pianista, regente, arranjador e professor de música. Logo que decidiu seguir a carreira de músico teve como professor de piano, harmonia, arranjo e contraponto o músico Álvaro Sobral de quem recebeu o seu primeiro convite para se apresentar em um concerto de música serial na UFRJ.
Entre diversos cursos e oficinas teve a oportunidade de estudar com grandes nomes da música popular como o húngaro Ian Guest, o americano Jeff Gardne, Claudio Bergamini, Nelson Faria, entre outros. Com longa trajetória artística, Thiago já se apresentou em shows, concertos e diversos eventos. Sua vivência musical passa tanto pela música brasileira, com o samba, a bossa nova e a MPB, como pela norte-americana, com o jazz e a música instrumental.

Thiago Marques
Foto: Reprodução

Antonio Andrade, baixista, teve seu primeiro contato com o violão aos 12 anos e aos 16 já tocava contrabaixo elétrico. Nos anos 90, participou de várias bandas do circuito pop rock, blues e soul music, porém sempre esteve antenado com o jazz e a bossa nova. Há pouco mais de 10 anos vem trabalhando neste segmento a partir da inserção do contrabaixo fretless e do acústico em seu set, visando uma sonoridade mais jazzística. Atualmente, divide seu tempo entre a música e a arquitetura, sua outra paixão.

Antônio Andrade
Foto: Reprodução

Amanda Huguenin é uma jovem e talentosa instrumentista com uma carreira que abrange uma rica variedade de estilos, desde o punk-rock ao sertanejo, gospel, samba entre outros. Em seus 10 anos de experiência na bateria, ela se destaca pela sensibilidade e já atuou em diversos eventos, shows, restaurantes, além de lecionar em importantes escolas de música da região. Sua batida reflete sua paixão pela música e pela diversidade de ritmos.

Amanda Huguenin
Foto: Reprodução

As apresentações do Concerto Musical Gabriel Joaquim acontecem semanalmente, às quartas-feiras, disponibilizando 60 lugares, respeitando a capacidade máxima de lotação da Casa da Cultura. O espaço fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade.