Escola de Artes Municipal encerra ano letivo com espetáculo de William Shakespeare

Apresentação de “Sonho de Uma Noite de Verão” mobilizou mais de 500 alunos das oficinas de teatro, dança, música e desenho

Mais de 500 alunos da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes tiveram a oportunidade de demonstrar os seus talentos artísticos durante as três noites de apresentação do espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão”, que marcou o encerramento do ano letivo de 2023. A peça, inspirada na obra-prima de William Shakespeare, levou para o palco do Teatro Municipal Dr. Átila Costa a atmosfera encantadora da comédia shakespeariana, reunindo estudantes das turmas de teatro, dança e música.  A montagem contou, ainda, com a participação dos alunos das turmas de desenho, que ficaram responsáveis pela confecção do cenário.

O prefeito Fábio do Pastel marcou presença na primeira noite de apresentação. “Estou muito feliz em estar aqui e de ver as pessoas felizes pelos alunos que estão encerrando esse ciclo na Escola de Artes. Quero parabenizar a equipe de Cultura, o Thiago que é o nosso secretário, parabenizar também esses alunos que estão tendo esse desenvolvimento fantástico, todos os professores e todos os familiares que estão aqui prestigiando. Eu sempre falo que o apoio de uma avó, de um pai, de uma mãe, é muito importante. A motivação dos pais e familiares na vida desses alunos é fantástica. Eu não poderia deixar de lembrar também com muito carinho da nossa grande amiga, professora Luiza, que nos deixou ano passado, e faz parte dessa história linda da Escola de Artes”, destacou.

O prefeito Fábio do Pastel marcou presença na primeira noite de apresentação
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, enalteceu o trabalho que tem sido promovido desde o início do ano. “A Escola de Artes é um equipamento importantíssimo da nossa cidade e que a gente tem um orgulho muito grande em promover. É um projeto que não se vê em todas as cidades e que cada vez mais tem fomentado a produção artística no nosso município. Somente esse ano foram mais de 100 turmas abertas se a gente pensar em todos as modalidades e faixas etárias. Só temos a agradecer e parabenizar pelo carinho e esforço de toda essa equipe da Escola, que tem trabalhado muito para desenvolver e formar esses alunos. Eu fico muito feliz por ver que São Pedro da Aldeia vive um momento tão especial, de uma Cultura mais forte, mais viva, fortalecida e cheia de talentos”, disse.

Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

A diretora interina da Escola de Artes Municipal, Giselle Lima, falou sobre a iniciativa. “Esse projeto é inédito, a Escola de Artes nunca havia realizado envolvendo todos os segmentos da escola. Foi um desafio muito grande desenvolver esse trabalho e sem o apoio da nossa comunidade escolar a gente não teria chegado até aqui. Agradeço muito a dedicação e o esforço de toda a equipe, os instrutores, a paciência e o carinho de cada pai e de cada mãe e o comprometimento de cada aluno para entregar esse lindo espetáculo”, destacou.

A diretora interina da Escola de Artes Municipal, Giselle Lima, falou sobre a iniciativa inédita
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Baseada na dramaturgia disponibilizada pelo Instituto Ruth Salles, a montagem teatral contou com performances de danças urbanas, ballet, dança livre e dança de salão, além da participação dos alunos de teclado e de violão na composição das cenas, ambientadas na antiga Antenas e em uma floresta mágica na Grécia, durante o solstício de verão.

Com uma trama recheada de romance, confusão e seres místicos, as apresentações levaram encanto e diversão para o público, trazendo os personagens centrais da história, como o rei dos elfos Oberon e seu servo Puck, as fadas, o duque Teseu e Hipólita e o grupo de artesãos. A confecção do cenário, as cenas teatrais, coreografias e apresentações musicais foram dirigidas pelos instrutores da Escola.

Aluno de teatro juvenil há dois anos na Escola de Artes, o jovem Gabriel Fernandes, de 15 anos de idade, brilhou na interpretação do rei dos elfos. “Conheço essa peça desde pequeno e já gostava do personagem Oberon, então fiquei muito feliz. Me dediquei muito e, para mim, foi um grande desafio superado. Eu estava nervoso, mas quando pisei no palco alguma coisa dentro de mim mudou. Foi incrível, foi literalmente um ‘sonho de uma noite de verão’ para mim. Graças à Escola de Artes, o teatro virou um dos meus sonhos de carreira”, destacou Gabriel, morador do bairro São João.

Aluno da oficina de teatro juvenil, Gabriel Fernandes foi destaque na última noite interpretando o rei dos elfos Oberon
Foto: Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

Moradora do bairro São Mateus, Rosane Gonçalves é mãe da bailarina Cecília, que também integrou o elenco do espetáculo nas apresentações da oficina de Danças Urbanas. “Eu fiquei muito feliz em ver minha filha no palco. Cecília é aluna da Escola de Artes desde os quatro anos idade. Hoje ela está com 16 anos, faz parte do Ballet Municipal e eu vejo o quanto as portas se abriram para ela. A Escola de Artes é um projeto maravilhoso, os instrutores são excelentes e incentivam muito os alunos a sonharem e a se desafiarem. Minha filha sempre gostou de fazer aulas de dança e a gente só tem que agradecer e parabenizar por esse trabalho que tem sido feito pela Secretaria de Cultura. O espetáculo foi maravilhoso, me senti muito orgulhosa”, disse.

Cecília Gonçalves (à direita) brilhou nas performances da oficina de Danças Urbanas
Foto: Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

Confira as galerias de fotos clicando nos links abaixo: