A Orquestra Sons da Aldeia, da Secretaria Municipal de Cultura, continua investindo no desenvolvimento musical, cultural e educativo dos alunos integrantes. Acompanhado do coordenador do projeto, o regente Jorge Rafael Goes, um grupo de cinco jovens pôde assistir, pela primeira vez, a um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, projeto promovido pelo mais tradicional conjunto sinfônico do país. O evento aconteceu na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
Sob a regência da maestrina convidada Vilane Trindade, o programa do concerto contou com obras de Joseph Haydn e Franz Schubert, dois dos mais importantes compositores da tradição clássica vienense, que integram a lista de autores de maior influência na história da música erudita ocidental.
O grupo de jovens aldeenses foi composto por Lavynia Maciel, aluna de sax alto, e Isabelle Oliveira, Vitor Hugo, Ryan Fabrício e Sara Oliveira, alunos de clarinete. Durante a programação, os estudantes tiveram a oportunidade de observar técnicas avançadas de execução, postura, interação em conjunto e as nuances da interpretação musical, além de terem a chance de ampliar seus conhecimentos sobre a música clássica.
De acordo com o coordenador da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes, assistir a um concerto de alto nível, como o da OSB Jovem, é também uma fonte de inspiração e motivação para os alunos do projeto. “Promover intercâmbios culturais como esse são parte importante da educação musical que estamos buscando oferecer para os nossos integrantes com todo o suporte da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. São ações fundamentais porque oportunizam o acesso a espaços culturais e fazem com que os nossos alunos absorvam conhecimento e tenham um olhar mais apurado sobre como funcionam os conjuntos de orquestras. Além disso, os alunos que estiveram na Sala Cecília Meireles nunca haviam pisado antes em uma sala de concerto. Essa vivência, para eles, é essencial”, disse.
A participação gratuita dos jovens aldeenses no concerto da OSB Jovem foi possível graças ao programa de formação de plateia promovido pela Sala Cecília Meireles.
Sobre a Orquestra Sons da Aldeia
Criada em 2022 pela Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra Sons da Aldeia oferece oportunidade gratuita de ensino e aprendizado de música orquestral e prática de conjunto para moradores da cidade. Contando com professores selecionados e contratados via Processo de Seleção Pública, a Orquestra aldeense estimula o desenvolvimento de habilidades musicais práticas e teóricas, a apreciação estética e a expressão criativa dos estudantes, além de proporcionar oportunidades de crescimento pessoal, cultural e social aos integrantes.
Fotos: Renato Leal/Divulgação
O conjunto reúne, atualmente, mais de 50 componentes que, juntos, promovem apresentações de música instrumental em praças públicas e em eventos da Secretaria de Cultura, como a abertura do Natal e nas Feiras Culturais Itinerantes, dentre outros.