O 2º Encontro Literário Aldeense (E.L.A.) foi sucesso em São Pedro da Aldeia. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento contou com dois dias de ampla programação cultural na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), no Centro. O encontro reuniu artistas da dança, da música, do artesanato, do teatro e da literatura da cidade, da região e de outras partes do país, que tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos ao público.
Pelo segundo ano consecutivo, o evento contou com a parceria da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA) na organização da feira de livros e apresentações de autores premiados, de dentro e fora da cidade. A programação também contou com esquetes teatrais, dança cigana, recitação de poesias, oficina literária, teatro de fantoche, teatro lambe-lambe, feira de artesanato, exposição de pinturas, roda de ciranda, dança cigana e shows musicais, que proporcionaram momentos de muita arte e diversão para os participantes.
Fotos: Raíra Morena, Renan Freitas e Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
Acompanhando toda a programação, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, comemorou mais uma edição de sucesso do E.L.A. “A gente fica muito feliz em promover nosso segundo Encontro Literário, perpetuando essa ação cultural na cidade. Este ano trouxemos uma programação bem vasta para todas as idades, reunindo representantes de diversos segmentos culturais. É uma maneira não só de promover arte e cultura, mas também de incentivar a leitura, especialmente entre as crianças e jovens. Agradeço mais uma vez ao prefeito Fábio do Pastel pelo apoio na realização desse evento, à ALSPA pela parceria fundamental e a todos os escritores participantes”, disse.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Entre as temáticas abordadas durante as apresentações estiveram a história do poeta Agenor Santos, que dá nome à praça, a importância histórica, ambiental e cultural da Laguna de Araruama e a preservação da cultura caiçara. O legado do renomado escritor brasileiro Euclides da Cunha, autor de “Os Sertões” (1902), também foi destaque no evento, com explanações conduzidas por sua bisneta, a escritora Janaína da Cunha, vinda de Resende-RJ. “Sou aldeense de coração e quero parabenizar essa cidade que eu amo por esse evento maravilhoso, que se supera a cada ano. A cultura é fonte de conhecimento e conhecimento é chave de liberdade e poder. Que mais cidades possam se inspirar no exemplo de São Pedro da Aldeia”, destacou Janaína, que também é poeta, jornalista, atriz, produtora multicultural e militante artística.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Outro ponto alto da programação foram as performances do Ballet Municipal e da Orquestra Sons da Aldeia, que reúnem dançarinos e músicos moradores da cidade. Os artistas contemplados no Edital de Chamamento nº 12/2023, nas categorias Animador Cultural, Teatro, Música e Literatura, também foram destaques. O público pôde cantar e dançar ao som das cantoras Scarlet Horrana e Emilene Suza, que apresentaram um repertório recheado de clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), e do Samba do Washow, levando muito samba e pagode retrô.
Fotos: Raíra Morena e Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
A artista Gabriela Chaffin foi uma das contempladas na subcategoria “Performance Literária” do Edital e apresentou ao público sua crônica autoral “O guarda-chuva”, baseada em sua biografia. “Para mim foi um prazer imenso participar desse evento, que vai além do contexto artístico, porque traz também cultura e educação para o nosso povo. O Brasil é o sexto país em pior habilidade de leitura no mundo e o Rio de Janeiro está em 22º lugar nesse ranking. Quando a cidade promove um evento literário como esse, a gente incentiva as pessoas a amarem a leitura. Além disso, o trabalho que a Secretaria vem desempenhando com os Editais tem sido incrível, trazendo para nós, artistas, espaço e uma remuneração digna para o nosso fazer artístico”, complementou.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
O presidente da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA), Rogério Veiga, falou sobre a parceria com a SEMUC. “Estamos há quatro anos trabalhando junto com a Secretaria de Cultura, que tem dado toda a abertura para a literatura. Aqui os escritores estão podendo expor, serem vistos, conhecidos e reconhecidos. Temos aqui escritores vindos de fora, como Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de autores aqui da nossa Região dos Lagos, todos sendo acolhidos da mesma forma. Essa sinergia boa é possível graças a esse trabalho de parceria com a Cultura”, disse.
Foto: Renan Freitas/Divulgação PMSPA
Os artesãos e artesãs aldeenses, participantes das Feiras Culturais Itinerante e da Casa do Artesão, também ganharam destaque na programação. A feira de artesanato atraiu dezenas de visitantes à praça, oferecendo uma variedade de artigos, passando pela gastronomia artesanal, bijuterias, acessórios, peças do vestuário, plantas e produtos naturais.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Do bairro Jardim Morada da Aldeia, a pedagoga Lisbete dos Santos compareceu com a sobrinha Sofia Estrela, de 12 anos, para curtir a programação na praça. “Eu acho importantíssima uma iniciativa como essa, porque tem muita gente ainda que não dá valor à literatura e aos artistas da cidade. Nós passamos em todos os estandes, do artesanato e da literatura e ficamos encantadas com os livros e produtos, lindos e muito criativos. É uma oportunidade da gente conhecer as maravilhas que são produzidas na nossa cidade. E esse incentivo à leitura, especialmente para as crianças, é muito importante. A Cultura está de parabéns”, destacou Lisbete.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Entre os artistas que se apresentaram estiveram a atriz-animadora Sheila Clemente, com a fantoche Aninha, a atriz-bonequeira Cleise Campos, do Teatro de Bonecos Trio de Três; a poeta Suramy Guedes, as atrizes Adriana Amarante e Anna Beatriz Cabral, com esquetes teatrais solo e em grupo, as escritoras Jaqueline Brum e Andréa Rezende, da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF) e do grupo Flores Literárias, o grupo “Ciganeando Por Aí”, e os autores da ALSPA, Luciana Rugani e Sores Barbosa, dentre outros convidados.
Vindo de Uruguaiana-RS especialmente para prestigiar o Encontro, o escritor e poeta Marcelo de Carvalho também elogiou a iniciativa. “Eu gostaria de parabenizar o Poder Público e todo o setor cultural de São Pedro da Aldeia e da região por esse evento excepcional, que consegue trazer pessoas de pontos distantes do país, como eu. Eu fico muito honrado em estar aqui e ver a grandiosidade dessa programação, um evento sólido com uma participação efetiva da população. Eu vejo esse Encontro Literário como uma grande semeadura para os jovens, para os pequenos, para aqueles que virão depois de nós. Parabéns a todos pelo empenho, merecem todo o louvor”, destacou.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA