Escola de Artes Municipal premia alunos no Dia da Performance 2024

Show de talentos da unidade escolar contou com performances de música, dança e teatro

Os alunos da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, em São Pedro da Aldeia, ganharam destaque no Dia da Performance 2024. O show de talentos, que integra o calendário de eventos da unidade escolar, foi realizado no Teatro Municipal Dr. Átila na presença de dezenas de pais e familiares. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento premiou estudantes que brilharam em performances de dança, música e teatro.

Presente durante toda a programação, a diretora da Escola de Artes Municipal, Giselle Lima, explicou que o evento é uma forma de valorizar o comprometimento e a evolução dos estudantes, celebrar as diversas manifestações de arte e a relação única entre o artista e o público. “O Dia da Performance é o momento em que a escola se transforma em um palco, onde a criatividade, a magia da música, a paixão da dança e o encanto do teatro ganham vida. É um evento que sempre enche nossos corações de orgulho e reforça a importância da arte em nossas vidas. Agradeço imensamente a presença dos familiares, que tornaram esse dia tão especial, ao secretário de Cultura, Thiago Marques, e ao prefeito Fábio do Pastel pelo apoio que tem dado às ações e projetos da Escola. Que possamos, cada vez mais, incentivar nossos alunos no caminho da arte e da cultura”, disse.

Participaram do evento alunos das oficinas de teclado, violão, dança de salão, danças populares, danças urbanas, ballet e teatro, nas categorias Infantojuvenil e Adulto. Com o apoio dos instrutores, os estudantes apresentaram suas criações em modalidades Solo, Duo e Grupos e tiveram suas performances avaliadas por uma banca de jurados, formada por profissionais das áreas de artes cênicas e artes plásticas. Compuseram o júri técnico e artístico Aline Arco-Íris, Dayenne Lovísi, Esther Cádimo, Marcelo Tosta e Márcio Alexandre Simas (Lobinho).

Os alunos emocionaram e divertiram o público ao apresentar adaptações, releituras e interpretações de clássicos do teatro, da literatura, do cinema e da música, como “O Flautista de Hamelin”, “A Pequena Sereia”, “O Rei Leão” e “Hamlet”, além de criações inéditas. As performances suscitaram reflexões sobre a vida, autoconhecimento, autoconfiança, empoderamento feminino e o valor da amizade, dos amigos e da família. Os vencedores foram premiados com certificado e medalha de participação.

Estreantes no evento, as alunas da oficina de ballet adulto, Emily Oliveira e Renata Almeida, comemoraram a conquista do primeiro lugar na categoria Dança (Grupo). “Mesmo com nossas dificuldades e limitações, o professor Diego nos deu todo o auxílio e incentivo, sempre respeitando nossos limites. Nossa preparação foi bem difícil, tínhamos pouco tempo para ensaiar, mas no final deu tudo certo e ficamos muito felizes. Tanto a Escola de Artes como a nossa cidade são um berço de artistas renomados. É uma alegria poder ter voz, me sentir representada e sentir o coração pulsar arte. Me orgulho por fazer parte da Escola e aprender diariamente”, disse Emily.

As estudantes apresentaram uma coreografia da canção “A Town with an Ocean View”, do longa-metragem de animação japonesa Serviço de Entregas da Kiki. “A experiência com certeza foi de muito aprendizado. Houve muita ansiedade, porém assim que subi no palco a felicidade em dançar dissipou as preocupações. Escolhemos dançar ‘A Town with an Ocean View’ para transmitir a mensagem da música, sobre a importância de apreciar o presente e de como novos desafios podem causar medo, mas que são com eles que aprendemos e evoluímos. Podemos dizer que isso teve muito a ver com o que nós sentimos durante nossas aulas de ballet na Escola de Artes. Mesmo com os desafios, estamos sempre juntas dando força umas para as outras”, complementou Renata.

Coreografia premiada das alunas da oficina de ballet foi inspirada no longa-metragem de animação japonesa Serviço de Entregas da Kiki
Foto: Alice Nunes/Divulgação PMSPA

Da plateia, o casal Cíntia e Ângelo Trotte pôde acompanhar de perto a conquista dos filhos, Mayara e Miguel, de 14 e 11 anos de idade, que integraram o elenco da peça teatral “Queijo & Goiabada”, premiada na categoria Teatro Infantojuvenil (Grupo). “Foi um momento de muita emoção e alegria para nós. Eu estou muito orgulhosa e feliz por eles. O mais importante é que os alunos fizeram aquilo que gostam e se divertiram em cena. Nossos filhos adoram a escola e a gente só tem que parabenizar a Prefeitura por esse projeto lindo”, destacou Cíntia.

O evento também foi marcado por uma homenagem ao Dia do Artista de Teatro, conduzida pela atriz, arte-educadora, instrutora de teatro da Escola de Artes Municipal e coordenadora da Companhia de Teatro Municipal, Anna Fernanda Corrêa.

Conduzida por Anna Fernanda Corrêa, homenagem alusiva ao Dia do Artista de Teatro contou com leitura do texto “O Ator” (1986), de Plínio Marcos
Foto:
Alice Nunes/Divulgação PMSPA

Um dos jurados da noite, o ator, diretor, dramaturgo, cineasta e professor de interpretação, Marcelo Tosta, aproveitou o momento para reforçar a importância da figura do ator e do fazer artístico. “O que presenciamos foi uma amostra do que é fazer arte. Ser ator, é, antes de tudo, um exercício de empatia e um gesto de coragem, coragem para assumir a própria vida, seus sentimentos e emoções. Tivemos apresentações aqui que eram verdadeiros manifestos e expressões de almas e subjetividades. Esse é o poder do teatro. Foi lindo”, comentou.

O ator Marcelo Tosta integrou o time de jurados
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Em seu discurso, a jurada Dayenne Lovísi, que é atriz e dançarina, enalteceu o trabalho apresentado. “Eu fui aluna da Escola de Artes e fico muito feliz e impressionada em ver o quanto a Escola continua formando artistas maravilhosos. Só tenho a agradecer a cada aluno que se dispôs a estar aqui e mostrar o seu talento. As apresentações foram maravilhosas, estão todos de parabéns”, complementou.

Giselle Lima reforçou a importância de incentivar os estudantes a se dedicarem a suas próprias criações. “A performance é a expressão artística que vai além da técnica, unindo corpo, emoção e criatividade em um momento único de comunicação com o público. Para os alunos que, pela primeira vez, começam a criar suas próprias performances, esse processo é um despertar para a criação autêntica e o desenvolvimento pessoal. Muitos experimentam sozinhos, explorando novas formas de se expressar, enquanto outros recorrem ao olhar atento do professor para refinar suas ideias e ganhar confiança. Esse aprendizado, de se colocar em cena, é fundamental para construir não apenas artistas, mas indivíduos mais conscientes de suas emoções e da importância da arte como meio de conexão”, disse.

O evento também contou com performances do elenco de dançarinos do espetáculo “Frágil”, de Araruama-RJ, como grupo convidado.

Evento contou com apresentações do elenco de dançarinos do espetáculo “Frágil”, de Araruama-RJ
Foto: Rodrigo Oliveira/Divulgação SEMUC PMSPA

Confira a relação dos vencedores do Dia da Performance 2024:

  • Música Infantojuvenil (Grupo): Lucas Valente e Valter Lopes.
  • Música (Solo): Michel Cartaxo.
  • Dança Infantojuvenil (Solo): Oluwadara Balogun.
  • Dança Adulto (Solo): Lúcia Helena Nunes.
  • Dança (Grupo): Emily Oliveira e Renata Almeida.
  • Teatro Infantojuvenil (Grupo): Vinícius Gonçalves, Eduardo Albuquerque, Helena Albuquerque, Aniké Balogun, Mayara Trotte, Miguel Trotte e Rafaela Oliveira.
  • Teatro Adulto (Solo): Luiz Carlos Vieira.
  • Teatro Adulto (Grupo): Gabbs Dias, Caroline Moreira e Gabriela Pereira.
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso