Casa do Artesão recebe Moção de Aplausos em celebração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

A honraria foi indicada pelos relevantes serviços prestados pelo centro de referência do artesanato municipal

Em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a Casa do Artesão de São Pedro da Aldeia foi homenageada com uma Moção de Aplausos concedida pela Câmara de Vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira (19/11). A honraria foi indicada pela vereadora Mislene Conceição dos Santos, confirmando os relevantes serviços prestados pelo centro de referência do artesanato municipal e seu papel no fortalecimento do empreendedorismo feminino.

Presente na cerimônia, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância do trabalho realizado pela Casa do Artesão: “Esse reconhecimento não seria possível sem o protagonismo das artesãs aldeenses. Agradeço à coordenadora Marlene Gouveia e a todas as empreendedoras da Casa do Artesão. Com a liderança e o apoio do prefeito Fábio do Pastel, reforçamos ações que promovem não apenas o fortalecimento do artesanato, mas também o incentivo ao empreendedorismo feminino, acreditando que investir nas mulheres é investir no desenvolvimento social e econômico do nosso município”, afirmou.

A Moção de Aplausos foi um reconhecimento ao trabalho das artesãs aldeenses no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

Fotos: Carolina Barreto/Divulgação PMSPA

A coordenadora Marlene Gouveia, que representou as artesãs da Casa do Artesão durante a homenagem, expressou sua gratidão. “É uma honra representar a Casa do Artesão neste momento especial. Agradeço à Câmara Municipal e a vereadora Mislene por este reconhecimento que fortalece o empreendedorismo feminino, especialmente neste marco de um ano da Lei Municipal que apoia essa causa tão relevante. Mostramos a força transformadora das mulheres que empreendem”, declarou.

A vereadora Mislene Conceição reforçou a importância da Moção de Aplausos. “Ao escolher a Casa do Artesão para receber essa Moção de Aplausos, incentivamos e prestigiamos as mulheres que, muitas vezes, têm como única renda ou complemento o trabalho como artesã”, comentou.

A cerimônia de entrega da Moção de Aplausos reuniu representantes de entidades administradas por mulheres

Foto: Carolina Barreto/Divulgação PMSPA

Sobre a Casa do Artesão

Fundada em 2008, a Casa do Artesão é um marco no artesanato de São Pedro da Aldeia. O espaço, que abriga em torno de 50 artistas locais, sendo cerca de 70% mulheres, em 20 camarotes, é referência cultural e turística, promovendo feiras e eventos em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A homenagem reafirma o papel transformador do empreendedorismo feminino e o impacto positivo das artesãs no desenvolvimento econômico e social do município.

Criada pela Lei nº 1.608/2002, o local é parada obrigatória para o turista ou morador que deseja valorizar a arte aldeense. Localizada na Praça Hermógenes Freire da Costa, no centro da cidade, a Casa do Artesão, atualmente, fica aberta de terça-feira aos sábados, das 17h às 21h, em um espaço amplo e confortável. O local oferece diversas opções para quem deseja guardar lembranças da cidade ou presentear amigos e familiares. Dentre os produtos comercializados estão bijuterias, macramê, crochê, mosaicos, produtos em MDF, feltro, material reciclado e bonecas de pano.

Na alta temporada, datas comerciais e feriados, o espaço funciona de terça-feira aos domingos, das 17h às 22h.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso