Unindo gerações em um desfile de dedicação, superação e arte, o espetáculo de encerramento do ano letivo de 2024 da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes emocionou e encantou o público em São Pedro da Aldeia. Durante três noites inesquecíveis, cerca de 600 participantes das oficinas de dança, teatro, música, desenho e pintura deram vida a uma montagem inédita de “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens. Crianças, adolescentes e idosos brilharam no palco do Teatro Municipal Dr. Átila Costa, demonstrando o talento e a magia que marcaram a celebração, reafirmando o poder transformador da arte na vida de cada um.
O prefeito Fábio do Pastel prestigiou a noite de encerramento do evento, visitando camarins e salas para cumprimentar e conversar com os alunos e professores das oficinas antes das apresentações no palco. “Quero agradecer ao nosso secretário Thiago, à Giselle, diretora interina da Escola de Artes, e a toda equipe da Secretaria de Cultura. Projetar um evento como esse não é tarefa de dias, mas de meses e anos de trabalho. Vejo o olhar dos familiares com uma felicidade muito grande, que também é a nossa felicidade. Nosso compromisso e projeto é fazer muito mais por essas crianças e por essas pessoas, que hoje estão felizes de mostrar o que aprenderam. Estamos felizes também. Temos mais de mil alunos matriculados e agradeço a todos vocês por prestigiarem”, declarou.
O secretário de Cultura, Thiago Marques, também fez questão de agradecer a dedicação dos alunos e professores na montagem teatral inédita apresentada no palco do teatro aldeense. “É impressionante o que a força de vontade, determinação e dedicação dos professores e alunos conseguem fazer. São quase 200 participantes envolvidos por dia, sem contar com a equipe da produção e professores que cuidam para que tudo transcorra bem nos bastidores e no palco enquanto a peça é encenada. É uma preparação grande que nos dá orgulho e nos enche de felicidade. Temos muitos talentos locais e as apresentações desses três dias demonstraram isso. Agradeço ao prefeito por apoiar os projetos da Cultura e à Giselle, por se doar incondicionalmente na realização desse espetáculo e também como Diretora Municipal de Cultura”, destacou.
Visivelmente emocionada, a diretora interina da Escola de Artes Municipal, Giselle Lima, falou sobre a preparação do espetáculo. “Foi muito difícil chegarmos até aqui, por isso é emocionante ver a dedicação e comprometimento, não só dos alunos e equipe, mas também dos pais e familiares. Agradeço por terem confiado seus filhos a nós na preparação incansável desse grande espetáculo. Fizemos o melhor que pudemos para que todos tenham uma experiência que, de fato, fique guardada para sempre em seus corações”, disse.
Espetáculo emociona pais e alunos – A confecção do cenário principal, as cenas teatrais, coreografias e apresentações musicais foram dirigidas pelos instrutores da Escola de Artes e todo o processo contou com a participação dos alunos das oficinas oferecidas gratuitamente pelo equipamento da Secretaria de Cultura.
Mãe da aluna da oficina de ballet, Maria Clara Gaudart, de 17 anos, a empresária Cleide Gaudart ficou satisfeita com o desempenho da filha no palco. “Hoje foi, realmente, emocionante a apresentação. Cada cena levou trouxe o público mais perto da cultura, dança e arte. Eu não entendia quando ela chegava toda empolgada dos ensaios, mas ao assistir à apresentação consegui compreender. Foi tudo muito lindo e emocionante. Tenho orgulho de morar em uma cidade com um governo que se preocupa em proporcionar arte e cultura”, afirmou.
Apresentação emocionou a plateia com mensagem de superação e união no Natal
Fotos: Renan Freitas
Uma das estrelas da montagem, a estudante da oficina de teatro, Evelyn Liberatori, comentou sobre a preparação para interpretar o personagem “Espírito do Natal Passado”. “Durante a preparação dá um frio na barriga, mas deu tudo certo. Entregamos brilho, talento, dança, interpretação, música e foi lindo. Depois de 12 anos sem pisar em um palco, me inscrevi na oficina de teatro para adultos e voltei a estar em um teatro”, comentou.
Sobre “Um Conto de Natal” – Escrito por Charles Dickens em 1843, Um Conto de Natal é uma das histórias mais célebres sobre redenção e o espírito natalino. A trama acompanha Ebenezer Scrooge, um homem avarento e insensível que despreza o Natal e qualquer demonstração de bondade. Na véspera de Natal, ele é visitado por três espíritos — o do Natal Passado, do Natal Presente e do Natal Futuro —, que o levam a uma jornada transformadora por suas memórias, a realidade de sua frieza e o sombrio destino que o aguarda caso não mude suas atitudes.
A obra, que mistura emoção e reflexão, é um convite à empatia, à generosidade e à celebração das conexões humanas. A escolha dessa narrativa para a montagem inédita apresentada no encerramento do ano letivo da Escola de Artes Municipal reforça a mensagem de superação, aprendizado e união, valores que transcendem o palco e ecoam na vida de todos os envolvidos.