A primeira noite do Carnaval de São Pedro da Aldeia, na sexta-feira (13/02), foi marcada por muita animação, presença de famílias e uma verdadeira multidão de foliões que acompanharam a abertura da folia de blocos pelas ruas do Centro. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, a programação do “Aldeia na Folia” continua neste sábado (14/02), a partir das 18h, com matinê, o tradicional Bloco dos Bonecões e shows dos grupos Rolezin Du Pagode, Ibs7 e do DJ Felipe Paço, prometendo manter o ritmo e a alegria dos aldeenses.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, acompanhou de perto a programação e destacou a satisfação em ver o sucesso já no primeiro dia. “Fico muito satisfeito em perceber a animação dos foliões pelo Centro. Ver famílias inteiras participando, crianças, jovens e idosos celebrando juntos mostra que estamos no caminho certo. Agradecemos ao prefeito Fábio do Pastel, que nos apoia e incentiva a realizar um carnaval organizado, seguro e que valoriza a cultura da nossa cidade”, ressaltou o secretário.

Foto: Thiago Ruivaco/SEMUC PMSPA
A diretora municipal de Cultura, Giselle Ruiz, também destacou o trabalho integrado das equipes municipais. “Agradecemos a todas as Secretarias e servidores que estão trabalhando em apoio à Cultura para que o Carnaval aconteça com organização, segurança e estrutura adequada para receber a população. Esse primeiro dia foi um sucesso graças ao empenho coletivo”, afirmou.




A programação de abertura foi comandada pelo DJ Felipe Paço, em trio elétrico, em frente à Praça Agenor Santos (Praça da Matriz). Selecionado por meio do Edital de Chamamento Público nº 11/2025, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, o artista mesclou clássicos carnavalescos e batidas modernas, animando o público do início ao fim.
A noite também contou com o som contagiante das tradicionais marchinhas interpretadas pela banda de fanfarra Tamo Junto, que atraiu famílias aldeenses e visitantes à Praça Hermógenes Freire da Costa (Praça das Águas), reforçando o caráter cultural e familiar da festa. A programação foi elogiada pelas irmãs Lilian Tinoco e Liana Lobo, do bairro Porto da Aldeia. “Adoro ouvir marchinhas. É o resgate dos carnavais tradicionais e que encantam idosos, adultos e crianças. Para os que têm mais de 70 anos, contar com uma banda de marchinha dá mais ânimo para sair de casa”, disse Lilian. A irmã completou: “Para quem gosta de relembrar os carnavais de antigamente, acompanhar as marchinhas é a melhor opção. A programação está muito boa”, comentou Liana.


Fotos: Thiago Ruivaco/SEMUC PMSPA
Ainda na sexta-feira, o público acompanhou o Bloco Folhas Murchas, na Praça Verde, no bairro Porto da Aldeia, e o Bloco Sou Tainha, Já Fui Piranha, no Centro. Este último arrastou uma multidão de foliões fantasiados e animados, que tomaram as ruas do Centro com muita alegria e criatividade.
Entre os foliões estava a psicopedagoga Claudia Amorim, moradora do bairro Balneário, que participou caracterizada como Mulher-Maravilha. “Todos os anos eu marco presença nos blocos de São Pedro da Aldeia. Gosto muito da organização e da energia da nossa cidade nessa época. O carnaval está só começando e eu vou curtir muito”, afirmou.
O evento contou ainda com a presença das equipes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos e Segurança e Ordem Pública, com efetivo reforçado da Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar. Já na primeira noite, as equipes estiveram mobilizadas na praça e no entorno, e os atendimentos seguirão até terça-feira (17/02).




Fotos: Thiago Ruivaco/SEMUC PMSPA
Durante toda a noite, os foliões puderam contar com o serviço especializado para primeiros socorros da Secretaria de Saúde, que disponibilizou UTI Móvel e atendimentos como sutura, administração de medicamentos e curativos. A Secretaria de Segurança e Ordem Pública atuou com equipes em pontos estratégicos e manteve uma Base Móvel da Patrulha Maria da Penha, na Praça Agenor Santos, com a distribuição de materiais de prevenção à violência contra a mulher.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, permaneceu até o final do evento acompanhando de perto os trabalhos da equipe da pasta. O secretário de Turismo, Rodolfo Jotha, também prestigiou a primeira noite da programação.
Visando proporcionar mais segurança para os pequenos, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos montou uma tenda na Praça Agenor Santos para distribuição de pulseiras de identificação infantil e folhetos informativos. A ação segue até terça-feira (17/02), das 18h às 23h, como parte das medidas voltadas à proteção das crianças durante o Carnaval 2026.
A programação e a organização do evento são de responsabilidade da Secretaria de Cultura, com o envolvimento das pastas de Turismo, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos e de Segurança e Ordem Pública, garantindo estrutura, acolhimento e segurança para que aldeenses e visitantes aproveitem a festa com tranquilidade.





