Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos atua como o centro cultural do município desde 14 de maio de 1999, contribuindo para que a história e a cultura aldeense se mantivessem vivas ao longo dos anos. O prédio histórico foi a primeira sede da prefeitura e da Câmara Municipal. Hoje, abriga a sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura.

A Casa tem como patrono o artista Gabriel Joaquim dos Santos, idealizador e construtor da Casa da Flor, patrimônio histórico e cultural brasileiro. Por esse motivo, o espaço exibe uma exposição permanente composta pela figura do “seu Gabriel” e por uma maquete do monumento.

O espaço recebe exposições de artistas locais de vários segmentos, além de contribuir para a divulgação de acervos que ajudam a contar a história da cidade e de toda a região. Muitas das obras expostas ao longo de mais de 20 anos retratam as belezas naturais, atividades econômicas, costumes e a religiosidade característica da cidade.

Sobre o patrono

Nascido em 1892, Gabriel Joaquim dos Santos foi trabalhador de roçado e das Salinas, filho de uma índia e de um ex-escravo. Durante mais de 60 anos, de 1912 até o ano de sua morte, em 1985, Gabriel dedicou-se ao sonho de adornar a sua casa com todo tipo de material que encontrava pela frente, abandonado pelas estradas, como cacos de vidro, cerâmicas, louças, ladrilhos, lâmpadas, conchas, restos de azulejos, faróis de automóveis e restos de obra. Com eles, criava arranjos únicos – muitos em formato de flor –, que encantam por seus efeitos visuais marcantes.

A edificação foi tombada em 1986 como patrimônio cultural fluminense pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac) e, em 2016, a Casa ganhou status de patrimônio cultural material brasileiro com a inscrição no seleto Livro do Tombo de Belas Artes do Iphan, elevando São Pedro da Aldeia ao circuito turístico e cultural nacional.

Depois do falecimento de Gabriel, a Casa passou a ser zelada pelo seu sobrinho-neto, Valdevir dos Santos, que hoje atua como assessor histórico do espaço, responsável por conduzir as visitações.

“Show do Bita” é atração no Teatro Municipal neste domingo (05)

02/05/2024

Prefeitura aldeense libera novo pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo

Exposição de artesanato movimenta Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia