Concerto apresenta clássicos da MPB na Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia

A Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia recebeu mais uma noite de música com a sétima edição da temporada 2023 do Concerto Musical Gabriel Joaquim. No comando da programação, a banda KEM encantou o público apresentando uma seleção de clássicos que marcaram a história da Música Popular Brasileira (MPB). Os concertos acontecem de forma semanal, protagonizados por grupos e bandas aprovados no processo de seleção pública promovido pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2023, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, abriu mais uma noite do evento na Casa da Cultura. “Ao mesmo tempo em que a gente abre a Casa da Cultura para que todos possam aproveitar um momento de música, de cultura e de arte, a gente também valoriza os artistas locais. Já passaram por esse projeto músicos e grupos dos mais variados estilos, da música erudita ao pop/rock, que puderam se apresentar nesse formato de concerto intimista, que valoriza a troca e a interação com o público. Quero agradecer também a minha equipe, que tem se esforçado demais para executar esses eventos, e ao prefeito Fábio do Pastel por acreditar nesse trabalho”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, também acompanhou a programação
Giselle Lima/Divulgação SEMUC PMSPA

Formado por Edson Gomes (saxofone), Kaleb Silva (voz & violão) e Mário Patti (bateria), a banda KEM resgatou clássicos da MPB, que ficaram marcados nas gerações de 1960 a 2000, eternizados nas vozes de ícones como Tom Jobim, Milton Nascimento e Djavan. “É muito importante nós salientarmos que esse incentivo, essa valorização dos artistas locais, é de extrema importância para o movimento cultural, principalmente porque a gente não costumava ver esse movimento na Região dos Lagos. E isso é uma coisa que São Pedro da Aldeia tem feito com excelência e a gente só tem a agradecer e parabenizar a prefeitura e toda a equipe da Secretaria de Cultura por esse trabalho brilhante. Eu fico muito feliz de estar participando desse projeto e ter a oportunidade de estar próximo do público. Para nós, artistas, é algo preciosíssimo”, destacou o vocalista Kaleb.

Aos 89 anos, criada no bairro da Cruz em São Pedro da Aldeia, a aposentada Maria Madalena Lessa fez questão de comparecer ao evento ao lado da amiga Rosenilda Antunes e elogiou a iniciativa. “Esse prefeito está de parabéns por estar revivendo a cultura. Sou filha dessa terra, vim para cá em 1974 e desde criança, morando na roça, sempre gostei de acompanhar as festas e atividades culturais, mas de uns tempos para cá isso estava esquecido e esse governo tem resgatado tudo isso. O concerto foi maravilhoso e eu fico muito feliz por ver esse movimento ressurgindo na cidade”, disse.

O próximo concerto está marcado para o dia 14 de junho com o cantor Junior Linhares. A entrada é gratuita, limitada à capacidade de lotação do espaço (60 lugares). A Casa da Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.