Doze crianças e jovens assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) participaram de uma programação especial graças à chegada da “Sessão Azul”, do 1º Festival de Cinema de São Pedro da Aldeia – Filmes Ociosos. O evento foi uma realização da Ocioso’s Produções Artísticas e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Na oportunidade, o público pôde assistir à seleção de curtas e documentários premiados no Festival, entre gêneros de ficção e narrativas baseadas em histórias e personagens reais, que contribuíram para a formação da identidade cultural aldeense e da Região dos Lagos.
O cineasta e idealizador do Festival, Juan Sampaio, falou sobre o avanço do projeto na cidade. “Tivemos uma série de exibições no Cine Estação, em parceria com a Secretaria de Cultura, e completamos a nossa programação de exibições presenciais com essa ‘Sessão Azul’. Contamos com a participação de pessoas autistas e com outras deficiências, que envolvem hipersensibilidade sensorial, por isso, tivemos a preocupação em preparar o ambiente, que permaneceu claro durante toda a sessão. O volume do som também foi diminuído e abrimos a possibilidade de livre circulação e expressão do público no espaço. Além de estimular nesses jovens o gosto pelo cinema e pela cultura local, essa iniciativa também foi uma oportunidade para a divulgação do nosso trabalho, que tem como proposta ampliar o número de espectadores na Região dos Lagos e fazer com que diferentes grupos possam consumir produções audiovisuais, especialmente as locais”, destacou.
A presidente da APAE, Claudia Guimarães, enalteceu a iniciativa. “Nós enxergamos como muito importante a realização desse evento para os nossos assistidos. O cinema, o teatro e a dança são muito importantes para o desenvolvimento deles e a APAE se sente honrada em fazer esta parceria com a Cultura e com a produtora Ocioso’s. Agradecemos muito ao prefeito Fábio e ao secretário de Cultura, Thiago Marques, por incentivarem essas ações na cidade”, disse.
Os filmes premiados também estão disponíveis para acesso gratuito no canal do Festival no YouTube (clique AQUI para acessar).
Sobre a APAE
A APAE é uma entidade de caráter assistencialista, sem fins lucrativos, voltada ao atendimento a pessoas com deficiência intelectual, múltipla ou autismo e seus familiares. A unidade conta com uma equipe profissional multidisciplinar e foi reaberta este ano em parceria com a Prefeitura, atendendo um total de 94 crianças e jovens da cidade com necessidades especiais. O espaço funciona na Rua do Porto, nº 36, no Centro.