Abertas as inscrições para a 3ª Conferência Municipal de Cultura

Nos próximos dias 24, 25 e 26 de agosto, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, vai realizar a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O evento tem como tema “Desafios da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura e perspectivas futuras” e será aberto a toda a população, com o objetivo de avaliar, debater e propor políticas públicas nos setores de arte e cultura. Devido à pandemia, este ano a conferência acontecerá de forma exclusivamente on-line, via plataforma Sympla Streaming. Para participar, é necessário preencher um formulário de inscrição, disponível na página da Secretaria de Cultura, em www.pmspa.rj.gov.br/secretarias/secretaria-adjunta-de-cultura.

O secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, reforça o convite à toda a população. “Acreditamos que o melhor caminho sempre será o diálogo, o debate coletivo e a união entre Poder Público e sociedade civil nos seus mais diversos segmentos. Teremos discussões muito importantes, que vão orientar os rumos que deverão ser tomados pela cultura no município nos próximos anos. Contamos com a participação de todos”, disse.

As inscrições devem ser realizadas até a próxima terça-feira (24), às 17h. Podem se inscrever moradores a partir de 16 anos. O link para acesso à transmissão no Sympla Streaming será enviado por e-mail a todos os inscritos. Para acessar o Sympla, é necessário baixar e instalar o Zoom no dispositivo (computador ou smartphone). Também é possível acessar a videoconferência diretamente pelo site www.sympla.com.br, na aba Ingressos. Nestes casos, basta criar uma conta ou fazer login, caso já tenha uma. Clique AQUI para assistir o tutorial de acesso ao Sympla.

De acordo com a diretora municipal de Produção Cultural, Maria Carolina Gouvêa, a realização da 3ª Conferência é, também, resultado do empenho da atual gestão em cumprir com a agenda da Cultura, prevista em lei. “Segundo a Lei 2.527/2014, a Conferência deveria acontecer ordinariamente a cada dois anos, mas quando assumimos a gestão da Secretaria, apenas duas conferências tinham sido realizadas. Uma em 2013, que resultou na criação da lei do Sistema Municipal de Cultura, e outra em 2017, que resultou na criação da Lei do Plano Municipal de Cultura. Desde o início, nossa grande preocupação tem sido reestruturar o Sistema de Cultura e fazer com que todos os seus elementos constitutivos, como o Conselho de Cultura, sejam reativados e funcionem plenamente”, destacou.

As discussões vão girar em torno de cinco eixos temáticos: Cultura e Educação, Gestão Cultural, Direito à cultura e a democratização do acesso, Reestruturação do Sistema Municipal de Políticas Culturais e Sistema de preservação ao patrimônio cultural. A programação vai contar com apresentações de dados da Cultura e da execução da Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia.

Um dos destaques da programação será a eleição dos novos membros ao Conselho Municipal de Política Cultural, com formação paritária, sendo 12 representantes da sociedade civil e 12 indicados pelo Poder Público, para mandato de dois anos. Para se candidatar a conselheiro, é necessário ter idade mínima de 18 anos, comprovar atuação na área cultural, estar cadastrado no mapeamento cultural, ter participado de pelo menos uma reunião do Fórum Permanente de Política Cultural e ter residido no município por pelo menos dois anos.

Clique AQUI para acessar o tutorial de inscrição no Cadastro Municipal de Cultura e AQUI para acessar o passo a passo de como montar um portfólio para comprovação de atuação na área.