Abertas as inscrições para cursos de Patch Apliquê e Cartonagem em São Pedro da Aldeia

Os moradores de São Pedro da Aldeia interessados em aprender técnicas de artesanato já podem inscrever-se para os cursos gratuitos de Patch Apliquê e de Cartonagem, oferecidos pelo espaço Giselle Rangel, contemplado pela Lei Aldir Blanc. As aulas serão ministradas na Casa do Artesão, localizada na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro, com início no dia 22 de setembro. Para realizar a matrícula em uma das atividades, basta preencher o formulário de inscrição disponível na página da Secretaria de Cultura. Clique AQUI para fazer a inscrição para Patch Apliquê e AQUI para se inscrever na oficina de Cartonagem.

Cursos na Casa do Artesão vão ensinar técnicas de Patch Apliquê e Cartonagem
Foto:
Arquivo pessoal/Gi Artes

Ao todo, são disponibilizadas 20 vagas, sendo 10 para a turma de Patch Apliquê e 10 para a turma de Cartonagem. Os cursos têm nível iniciante e serão ministrados pela artesã e empreendedora Giselle Rangel, como contrapartida da Lei Aldir Blanc, via inciso 2, que determina que espaços e coletivos culturais contemplados promovam atividades gratuitas para a população, prioritariamente para alunos de escolas públicas.

“Ter sido contemplada com esse auxílio da Aldir Blanc foi muito importante para que eu pudesse dar continuidade ao meu trabalho nessa pandemia. Através desse valor, eu pude fazer um estoque de materiais e consegui adquirir alguns acessórios de costura, que foram essenciais para manter e até melhorar a minha rotina profissional. Foi um benefício que, realmente, me ajudou muito”, destacou a artesã.

Gi Artes – Giselle Rangel foi um dos 48 espaços contemplados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia
Foto:
Arquivo pessoal

Requisitos para participação

Para participar é necessário ser morador de São Pedro da Aldeia e possuir idade mínima de 12 anos. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados por um responsável.

No caso do curso de Patch Apliquê, será necessário que os alunos compareçam para as aulas munidos de uma tesoura para tecido, um pano de prato, uma camisa de malha ou algodão e uma toalha de mão. O curso acontecerá uma vez por semana, às 14h, nos dias 22 e 29 de setembro, e nos dias 6 e 13 de outubro.

O Patch Apliquê é baseado na decoração com tecidos
Foto:
Divulgação

“O Patch Apliquê é uma arte de decoração de peças com tecidos, muito prática e que não necessita do uso da máquina de costura. Nessa oficina, os alunos vão aprender as técnicas de corte, colagem e aplique em tecidos, como aplicar moldes sobre as peças e também a costura do ponto de bordado à mão”, explica Giselle.

No caso do curso de Cartonagem, os alunos terão que levar apenas uma tesoura para tecido. A oficina também será oferecida uma vez por semana, às 14h, nos dias 20 e 27 de outubro, e nos dias 03 e 10 de novembro.

A técnica da Cartonagem pode ser aplicada a objetos diversos, como caixas de madeira
Foto:
Arquivo pessoal/Gi Artes

“A técnica da Cartonagem é feita basicamente com papelão, que são cortados na medida certa e depois montados sobre peças ou objetos, que podem ser dos mais variados, como cadernos, agendas, caixas de madeira, caixas de bombom e caixas de bijuterias, entre outros. Durante essa oficina, os alunos vão aprender a fazer a medição, o corte e a colagem, montando uma peça totalmente nova”, conta a artesã.

buy office 2019 pro

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso