“Memória quilombola e educação” – II Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia

17, agosto 2023
Beco do Jacaré - R. Agenor Beltrão, 478, fundos, Porto D'aldeia
São Pedro da Aldeia
RJ

Palestra sobre “Memória quilombola e educação” com Gessiane Nazario, na programação da II Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia-RJ.

Conheça um pouco da palestrante Gessiane Nazario.
Professora das séries iniciais da Rede Municipal em Armação dos Búzios. Quilombola da Rasa. Pós-doutoranda em História Comparada na UFRJ. Doutora em Educação pela UFRJ. Mestre em sociologia pela UFF. Graduada em pedagogia pela UFF. Co-fundadora do coletivo de Educação da CONAQ. Autora do livro Revolta do Cachimbo a luta pela terra no Quilombo da Caveira.

Conheça o evento:
Entre os dias 17 à 20 de agosto de 2023 acontecerá a II SEMANA DECOLONIAL DO PATRIMÔNIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA-RJ. Evento em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado dia 17 de agosto em todo o Brasil, com o intuito de reunir e propagar conhecimentos sobre os patrimônios aldeenses tendo enfoque na cultura tradicional local, e sua importância histórica.

O tema desse ano é “RECONSTRUINDO NOSSAS MEMÓRIAS”

Um convite para a população aldeense revisitar sua ancestralidade e compartilhar memórias junto a artistas aldeenses, mestre de saberes, professores e pesquisadores da nossa história decolonizada.

Venha conhecer e compartilhar sobre os patrimônios de São Pedro da Aldeia!

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

17/08/2023

Local: Museu do Sal, Flexeira.

10:00- Abertura do evento com a Coletiva Gecay.
10:30- Palestra: “Museus, memória e construção identitária” com a museóloga Camila Souza.

Local: Beco do Jacaré, Porto da Aldeia.

19:00h- “Memória Quilombola e Educação” com professora quilombola dra. em educação Gessiane Nazario.
20:00- “A presença indígena em São Pedro da Aldeia anterior a colonização” com a historiadora Silene o. Ribeiro.

18/08/2023
Local: Beco do Jacaré, Porto da Aldeia.

18:30- “Curiosidades aldeenses – mitos e histórias” com a bióloga e a pesquisadora Elizabeth Franco.
19:30- “Monumentos e a Arte de rua” com o historiador Pierre de Cristto, o artista Vini Max e artistas de rua aldeenses.

19/08/2023
Local: Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia

16:00- “Roda de Conversa com as mulheres do bairro Baleia”
18:00- “Histórias de Pescador” com os pescadores artesanais da praia da baleia.

20/08/2023
Ponto de Encontro: Igreja dos Jesuítas (Igreja Matriz)

08:00 – “Rolé Histórico” com as historiadoras Vanessa Dias e Fernanda Lopes.
10:00/15:00- Almoço tradicional feito pela Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia e roda de samba com o “Coletivo Samba da Aldeia”.

Aguardamos vocês nesse evento tão importante pra história do nosso território.

Haverá emissão de declaração para quem necessita de horas de atividades complementares.

Siga a Coletiva Gecay no Instagram: @coletivagecay

REALIZAÇÃO: Coletiva Gecay.

A Coletiva Gecay é uma coletiva de mulheres com a intenção de fomentar estudos decoloniais, bem como contribuir para a preservação e propagação das memórias, culturas e patrimônios de São Pedro da Aldeia.

_
*Esta plataforma é aberta aos artistas, produtores e empreendedores culturais da cidade que estejam devidamente cadastrados no Mapeamento Cultural. A veracidade das informações acerca dos eventos cadastrados nesta plataforma é de inteira responsabilidade dos produtores. Ao divulgar o evento nesta plataforma, o produtor declara ser titular ou estar autorizado a utilizar qualquer material protegido por direitos autorais ou propriedade intelectual, isentando a Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia de qualquer responsabilidade por essas informações e conteúdos.