Alunos da orquestra municipal se apresentam no encerramento da FLISPA

Os alunos do polo de formação da Orquestra Sons da Aldeia, no bairro São João, fizeram sua primeira apresentação de música instrumental na última segunda-feira (31/10). A estreia do grupo, ao lado dos professores, aconteceu durante o encerramento da 2ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia (FLISPA), na Casa da Cultura. O evento foi uma realização da empresa Notícias de São Pedro da Aldeia Gráfica e Editora e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

1ª apresentação dos alunos da Orquestra Municipal
Foto: Renato Fulgoni

O secretário de Cultura, Thiago Marques, falou sobre o evento. “Foi um prazer receber, mais uma vez, a FLISPA na Casa da Cultura e promover essa aproximação entre os visitantes e os escritores. Ter a oportunidade de promover a primeira apresentação dos alunos durante o encerramento da FLISPA foi muito especial. A Orquestra Sons da Aldeia é um projeto muito importante da nossa Secretaria de Cultura, que, além de difundir a arte da música em São Pedro da Aldeia, também promove a aprendizagem instrumental para jovens moradores do município”, destacou. 

Regente da orquestra e alunos
Foto: Renato Fulgoni

O regente da Orquestra, professor Jorge, destaca que este foi o primeiro encontro dos alunos junto aos professores após o início das aulas e práticas de conjunto, há duas semanas. “A seleção dos alunos foi feita por meio de uma audição, para avaliarmos o nível técnico deles. Estamos extremamente satisfeitos com esta primeira apresentação e continuaremos a nos organizar para promover apresentações com ainda mais qualidade nos dias que restam em 2022”, destacou. 

Público acompanha 1ª apresentação dos alunos da Orquestra Municipal
Foto: Renato Fulgoni

A apresentação da Orquestra promoveu um repertório misto de bossa nova com standard jazz, com clássicos como Blue Bossa, Samba de Verão, Cantaloup Island e Eu sei que vou te amar. O grupo foi formado por 17 alunos e sete professores, além do secretário Thiago Marques, no piano. 

O projeto Orquestra Sons da Aldeia é uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, criada para difundir a arte da música instrumental no município. Além da ministração de aulas de prática instrumental para jovens e adultos, o projeto prevê apresentações musicais em praças, escolas e bairros da cidade.

SOBRE A FEIRA LITERÁRIA

Após o sucesso da primeira edição, a 2ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia reuniu os amantes da literatura na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, entre os dias 17 e 31 de outubro, reunindo mais de 50 livros de gêneros diversos. Romances, contos, crônicas, poesias, biografias e histórias infantis estiveram em exibição e à venda no local. 

Oficina de pintura no encerramento da FLISPA
Foto: Renato Fulgoni

Idealizador da FLISPA, Renato Fulgoni agradeceu à Secretaria de Cultura e aos escritores participantes pela parceria. “A segunda edição da FLISPA foi um sucesso. Tivemos visitantes de vários lugares do Brasil e também recebemos a visita de duas instituições de ensino, o que foi muito gratificante. Foram dias maravilhosos proporcionando aos leitores o contato direto com escritores de nossa região”, afirmou. 

A programação de encerramento da 2ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia promoveu uma contação de história com a autora Rosana Andreia e uma oficina de pintura com o artista plástico Paulo Jorge dos Santos. A apresentação da Orquestra Municipal finalizou o evento com chave de ouro.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso