Artistas aldeenses são destaque no Carnaval 2024

Animadores, dançarinos, bonequeiros, DJs e bandas da cidade protagonizaram as apresentações deste ano

Os artistas de São Pedro da Aldeia foram destaques no Carnaval 2024. Durante toda a programação, profissionais dos mais diversos segmentos culturais, atuantes na cidade, ganharam oportunidades de trabalho por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura. Mais de 120 artistas locais, entre animadores culturais, dançarinos, músicos, bonequeiros, DJs e bandas, além de técnicos e produtores, protagonizaram as apresentações deste ano – um aumento de mais de 40% em relação ao número de contratações feitas no ano passado.

Para o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a participação dos artistas da cidade na maior festa popular do país simboliza o reconhecimento e incentivo do governo municipal com os trabalhadores da Cultura aldeenses. “Para mim o carnaval 2024 entra para a história de São Pedro da Aldeia. Este ano a gente bateu um recorde, porque foram mais de 120 artistas aqui da cidade participando do nosso carnaval. Nunca antes na história da cidade a gente teve tantas contratações para um evento desse porte. Foram quase 70 apresentações durante os cinco dias de folia, com shows no palco principal do Centro, shows nos bairros e os desfiles de blocos carnavalescos. A gente está muito feliz com o resultado, não só porque os artistas locais deram um verdadeiro show e fizeram um trabalho lindíssimo, mas também por conta da organização, da segurança e do público que compareceu em massa. Foi uma excelente oportunidade para que os nossos profissionais da arte e da cultura pudessem provar sua competência, qualificação, carisma e profissionalismo”, destacou.

O casting de artistas contratados como atrações principais, via Edital de Chamamento Público, incluiu os cantores Cleiton Cardoso, Paulinha Azevedo, James e Junior Linhares e as bandas Ibs 7, Ramona Rox, Auê, Samba do Washow, Rolezin Du Pagode e Roda do Sol, além dos DJs Vanessa Dias, Alex Medeiros e Felipe Paço, que há anos se apresentam em eventos na cidade e em toda a Região dos Lagos.

Com uma história de sucesso de 13 anos, a banda Ramona Rox, de São Pedro da Aldeia, garantiu a diversidade musical da programação, apresentando pelo segundo ano consecutivo o “carna rock”. “Sou cria da terra, são 30 anos de São Pedro da Aldeia, cidade onde nasci e fui criado, e é o segundo ano consecutivo que a prefeitura abre esse edital para contratar artistas locais. A Secretaria de Cultura fez um trabalho sensacional, deu oportunidade ao artista local, a quem é músico, quem é DJ, quem é animador cultural e várias outras vertentes. Nós, da Ramona Rox, ficamos muito felizes por fazer parte disso e com todo o esforço de cada funcionário para fazer esse grande evento acontecer. A mensagem que eu deixo é de agradecimento, principalmente por ver que a Cultura está buscando maneiras incansáveis de mostrar para a população que aqui tem Cultura, tem arte, tem talento”, destacou o contrabaixista Adriano Marcel.

Vocalista e líder do grupo Samba do Washow, Washington Leite é morador da cidade há 17 anos e fez sua estreia no carnaval este ano em grande estilo. “A sensação de fazer parte do Carnaval na cidade que eu escolhi para morar é indescritível. Essa foi a primeira oportunidade que eu tive, junto a prefeitura, de tocar no carnaval. Com certeza, foi um grande momento para a minha carreira”, destacou o cantor.

Além das convocações via Processo de Seleção Pública, a Secretaria Municipal de Cultura também contratou serviços artísticos locais para a matinê infantil e para o bloco dos Bonecões. Pelo segundo ano consecutivo, a pasta levou o “Baile de Máscaras” para o palco do Centro, contagiando o público com muita animação cultural, música, dança e concurso de fantasia. A atração foi comandada pela animadora cultural Nina Jonshon, contratada via Edital de Chamamento Público, com a participação do dançarino e coreógrafo da cidade, Ramirez Menezes, como convidado.

Os músicos da banda de marchinha Charanga Carioca também foram destaques durante as quatro noites de desfiles do Bloco dos Bonecões, assim como a banda de fanfarra Tamo Junto, que levou alegria aos foliões durante as apresentações na Praia da Pitória e no bairro Baixo Grande – as bandas também foram contratadas via Edital de Chamamento. Nos blocos de rua, dezenas de músicos, cantores e instrumentistas locais também arrastaram os foliões nas praias e bairros, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e organização da Liga dos Blocos Carnavalescos de São Pedro da Aldeia.

Sobre o Edital nº 12/2023

Além da categoria “Carnaval”, o Chamamento Público nº 12/2023 abriu inscrições para a contratação de artistas e grupos nas categorias “Teatro”, “Músico”, “DJ”, “Dança”, “Animação Cultural”, “Shows e Eventos Gerais”, “Literatura”, “Música Popular Gospel” e “Cultura Afro” para atuações em eventos promovidos pela pasta, garantindo a democratização do acesso aos recursos públicos.

O Edital aceitou propostas de artistas solo, coletivos e grupos culturais, além de bandas de todos os estilos musicais, pessoa física ou jurídica. Para concorrer, era exigida, do proponente, a comprovação de atuação artística durante um período mínimo de dois anos e ao menos duas atuações comprovadas no município, além do cadastro no Mapeamento Cultural da cidade. No caso de grupos e bandas, a exigência era de que ao menos um dos integrantes comprovasse residência no município.