Bloco dos Bonecões é destaque na programação do Carnaval 2024

Atração tradicionalíssima homenageia personalidades carnavalescas da cidade e desfila até esta terça-feira (13/02)

Fundado há mais de 20 anos, o bloco dos Bonecões é atração de destaque na programação do Carnaval 2024 em São Pedro da Aldeia. Inspirados nos populares bonecos de Olinda, o bloco aldeense tem levado alegria, música e diversão para as ruas e avenidas do Centro da cidade. Os desfiles continuam nesta segunda (12/02) e terça-feira (13/02), a partir das 20h, com saída da Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, tem acompanhado de perto a atração. “O Bloco dos Bonecões é um sucesso, uma atração muito popular e aguardada pelos nossos foliões. Eles fazem parte da nossa cultura e já se tornaram uma marca do carnaval aldeense. É um bloco que contagia, alegra e é muito bacana ver o quanto ele agrega e atrai famílias, pessoas de todas as idades. Para nós é uma grande felicidade manter e reforçar essa tradição”, disse.

Foto: Alice Nunes/Divulgação SEMUC PMSPA

Para este carnaval, as peças foram totalmente revitalizadas pelo artista plástico e colaborador da Secretaria Municipal de Cultura, Flávio Rangel, que assina a direção artística da atração. Os trabalhos de restauração contaram com o auxílio dos artistas Márcio Alexandre Simas (Lobinho) e Roger Suriani, que também compõem o time de artistas da SEMUC.

Os personagens, confeccionados em isopor e massa de resina, retratam as figuras de Zezé Temporão, Mirtes, Jancerino, Badu, Coraci, Irmãos Rubinho e Filhinho do Correio, Lema, Antonio Garcia, Luis Santos, Brasa, Décio Coroa, Candinho, Nilda, Sandra de Badu e Borrachinha – personalidades que marcaram a história do carnaval na cidade.

A tradição dos Bonecões se mantém não só na avenida, mas também nos bastidores, graças aos foliões que não abrem mão de carregar seus personagens preferidos. É o caso do aldeense Arsênio da Silva Lobo, de 72 anos, que há mais de 20 anos leva a figura de Jancerino, com quem conviveu no bairro Porto da Aldeia. Ele conta com a ajuda do filho para a tarefa. “Carrego o Jacerino desde o primeiro desfile dos Bonecões. Tenho boas lembranças do Jancerino lá no bairro, ele era comerciante, tinha uma loja de roupas e era uma pessoa muito boa. Todo carnaval eu estou com o boneco do Jancerino e com ele eu me transformo em outra pessoa. É uma emoção muito grande, muito gratificante”, disse.

Foto: Alice Nunes/Divulgação SEMUC PMSPA

Aos 56 anos, o músico Luis Claudio Moura, nascido e criado na cidade, também não abre mão de carregar o personagem Luis Santos. “Há 10 anos eu carrego o Seu Luis nos Bonecões. É uma tradição que não pode acabar nunca, porque faz parte da gente também, da nossa cultura. Eu fico muito feliz de levar essa alegria para as crianças e para as famílias. Para mim é uma honra imensurável”, comentou o artista, morador do bairro Estação.

Foto: Alice Nunes/Divulgação SEMUC PMSPA

Pelo segundo ano consecutivo, a atração conta com o acompanhamento da banda de marchinha Charanga Carioca, composta por um time de instrumentistas responsáveis por embalar a multidão ao som de marchinhas e sambas-enredo consagrados do carnaval. “Os Bonecões são uma tradição histórica maravilhosa, que vem passando de geração em geração. Assim como meu avô e meu pai me trouxeram, hoje eu trago também meu filho e minha esposa. É uma tradição que não pode morrer. Esse clima é uma maravilha e tocar para esse povo é uma emoção muito grande”, comentou o mestre de bateria, Edmar Germano.

A psicopedagoga Andreza Sousa prestigiou a atração ao lado do marido, da sogra e da filha, de seis anos de idade. “Eu moro em São Pedro da Aldeia há dois anos, conheci o Bloco dos Bonecões no ano passado e achei um espetáculo, fantástico. É um evento super divertido, seguro e tranquilo para trazer crianças. A família ama, todo mundo gosta. A Secretaria de Cultura está de parabéns pelo evento, pela organização, que está maravilhosa”, disse.

Foto: Alice Nunes/Divulgação SEMUC PMSPA

Moradora há 45 anos da cidade, a inspetora de alunos Jackeline Lima também curtiu os Bonecões ao lado dos filhos Clara e Marcos Amorim. “Eu sou de Recife, já visitei os Bonecões de Olinda e todo ano venho curtir os Bonecões de São Pedro da Aldeia. Eu amo minha cidade e amo esse carnaval família daqui. É maravilhoso estar aqui, uma emoção muito grande e o clima é sempre de muito alto astral”, destacou.

Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Aos 95 anos de idade, a aposentada Irene Pereira conta que há mais de 20 anos vem para a cidade ver os Bonecões. “Eu me emociono e tenho muito amor pelos Bonecões. Moro no Rio de Janeiro, mas todo ano eu venho com a minha família”, disse. “A gente se sente seguro, o clima é muito familiar e a nossa família toda sempre foi apaixonada pelo carnaval de São Pedro da Aldeia. Os Bonecões trazem alegria e uma energia única”, complementou a filha Orquídea de Amorim.

Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA