Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos completa 22 anos de criação

O lar das manifestações artísticas e culturais de São Pedro da Aldeia, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, completa 22 anos de funcionamento nesta sexta-feira (14). Após ter sido a primeira sede da prefeitura e da Câmara Municipal, o imóvel em frente à Igreja Matriz que dá o nome à cidade abriga o centro cultural desde 14 de maio de 1999, contribuindo para que a história e a cultura aldeense se mantivessem vivas ao longo dos anos. Atualmente, o local é a sede da Secretaria Adjunta de Cultura. 

O espaço homenageia Gabriel Joaquim dos Santos, idealizador e construtor da Casa da Flor, esculpida a partir de cacos de vidro, ladrilhos e mosaicos, transformados em adornos pelo artista. Por esse motivo, a Casa da Cultura exibe uma exposição composta pela figura do seu Gabriel e por uma maquete do monumento. 

Maquete da Casa da Flor é exibida permanentemente no Centro Cultural. Foto: Divulgação/PMSPA.

A casa recebe exposições de artistas locais de vários segmentos, valorizando a cultura aldeense e promovendo a conservação de acervos que ajudam a contar a história da cidade e de toda a região. Muitas das obras expostas nesses 22 anos retratam as belezas naturais, atividades econômicas, costumes e a religiosidade característica da cidade. 

“É motivo de grande celebração para nós poder comemorar mais um ano da Casa da Cultura, que possui um patrono muito especial para a Cidade, o senhor Gabriel Joaquim dos Santos. O espaço é destinado à valorização, ao apoio e ao incentivo ao artista local e visitante. Ansiamos por fazer muito mais para o setor cultural após o período pandêmico. Queremos descobrir novos talentos, conhecer os antigos e movimentar o cenário artístico local. Almejamos que a Casa da Cultura seja cada vez mais transversal, englobando os cidadãos e sendo um espaço democrático e que ofereça uma agenda que inclua manifestações culturais diversificadas”, destacou a diretora municipal de Cultura, Giselle Lima. 

Além de exposições, o local oferece cursos como os de bordado  e crochê, que precisaram ser interrompidos devido à pandemia da Covid-19. A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.  

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso