Casa da Cultura recebe oficina gratuita de roteiro cinematográfico nos dias 25 e 26 de agosto

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro de São Pedro da Aldeia, vai receber uma imersão no universo do cinema nos dias 25 e 26 de agosto, das 17h30 às 21h. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, o espaço vai receber a Oficina de Roteiro Cinematográfico, ministrada pelo roteirista, diretor e produtor cultural Nelson Yabeta. A atividade é uma contrapartida cultural da Casa dos Azulejos Produções, contemplada no Edital de Chamamento Público nº 013/2023 da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital “Talentos da Aldeia”. A participação é gratuita, aberta ao público a partir dos 14 anos, e as inscrições já estão abertas pelo formulário online (clique AQUI).

Destinada a iniciantes e a quem já possui alguma experiência na área, a oficina vai apresentar os conceitos fundamentais da estrutura de roteiros cinematográficos, com base no livro “Story”, de Robert McKee, uma das principais referências no ensino de roteiro. A metodologia inclui a exibição e análise de um longa-metragem com roteiro consagrado mundialmente, além de discussões, exercícios práticos e distribuição de material de apoio impresso.

De acordo com Nelson Yabeta, a proposta da oficina é proporcionar um mergulho acessível e interativo no processo de criação de histórias para o audiovisual, priorizando a troca de ideias e o estímulo à criatividade. O único pré-requisito é o interesse por filmes e roteiros.

Sobre o ministrante – Nelson Yabeta é um profissional multifacetado do setor cultural, com vasta experiência nas artes cênicas e no audiovisual. Atuou como ator, diretor e roteirista em mais de 25 espetáculos teatrais profissionais e, desde 2019, vem se dedicando a projetos de cinema e TV. Em seu portfólio, estão cinco curtas-metragens e três webséries, com destaque para o curta premiado “A Beleza no Amor Esquecido” (2021), exibido em diversos festivais internacionais.

Nelson também é sócio-diretor da Casa dos Azulejos Produções, criada em 2009, responsável por diversos projetos culturais no Estado do Rio de Janeiro. Em 2022, fundou o Coletivo Audiovisual Vozes do Alecrim, desenvolvido na Escola Municipal Vidal de Negreiros, reconhecido recentemente como Ponto de Cultura.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso