Casa da Cultura sedia concerto de clássicos do samba e da MPB

O calendário do mês de junho do Concerto Musical Gabriel Joaquim foi encerrado em grande estilo, em São Pedro da Aldeia. Sob o comando do grupo Som & Cia, a nona apresentação da temporada 2023 levou uma seleção de sucessos do samba e da Música Popular Brasileira (MPB), que animaram o público presente. O cronograma de concertos retorna no próximo mês, a partir do dia 19 de julho, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim, no Centro. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço (60 lugares).

Idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), o Concerto Musical Gabriel Joaquim promove apresentações semanais protagonizadas por grupos e bandas contemplados no Edital de Chamamento Público nº 01/2023. O projeto acontece desde 2022 e já contou com a participação de mais de 10 bandas locais, aprovadas nos processos de seleção pública.

Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, marcou presença em mais uma edição do projeto. “Completamos um ano de realização do Concerto Musical Gabriel Joaquim no município e a gente fica muito feliz em ver o sucesso desse projeto, o retorno positivo do público e a participação de tantos talentos da nossa cidade, que são os nossos artistas contemplados nos editais. Esse projeto abrange uma variedade de estilos musicais, do pop à música erudita, e é muito bacana ver essa interação entre os diferentes gêneros. Nossa intenção é que, cada vez mais, possamos ocupar nossos espaços com arte e cultura”, destacou.

Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Em pouco mais de uma hora de show, o grupo, formado pelos músicos Renato Penco (vocal), Jefinho (violão) e Joelson Duarte (percussão), rememorou clássicos eternizados por ícones da MPB e do samba nacional, como Alcione, Beth Carvalho, Tim Maia e Djavan, além de sucessos do Grupo Revelação. “É a primeira vez que o nosso grupo se apresenta no Concerto e é uma satisfação muito grande para nós. Como morador da cidade, eu fico muito feliz em participar desse projeto. Para os músicos da cidade e da região como um todo, é importantíssima essa ação que a Secretaria de Cultura vem desenvolvendo. Estão de parabéns”, disse Jeferson da Silveira, o Jefinho, proponente do grupo no Edital.

O vocalista Renato Penco ressaltou o incentivo da gestão junto aos artistas locais. “Foi muito bom poder apresentar o nosso som nesse espaço maravilhoso. Desde já quero agradecer à Secretaria de Cultura e ao secretário Thiago Marques por estarem dando esse espaço para todos nós, músicos da região. A gente espera que esse projeto possa continuar a crescer, porque quem ganha é o cidadão, é a cidade”, complementou.

Nascidas e criadas em São Pedro da Aldeia, as amigas Glacy Nunes e Maria Adélia Sampaio prestigiaram a apresentação da noite. “Eu já conhecia o trabalho da Secretaria de Cultura, como a Casa do Papai Noel, mas é a primeira vez que venho ao Concerto e eu fiquei encantada com a qualidade do evento. Particularmente, sou fã dos ritmos brasileiros, então, para mim, foi maravilhoso. A banda foi nota 10 e o lugar também é muito aconchegante e agradável. Parabéns à Secretaria Municipal de Cultura por esse projeto”, comentou Glacy.