Casa da Cultura tem noite de concerto de MPB e pop em São Pedro da Aldeia

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia levou mais uma apresentação musical à Casa da Cultura, na quarta-feira (17/05), como parte da programação do Concerto Musical Gabriel Joaquim. Sob o comando de Shylanar & Banda, a quarta edição da temporada 2023 trouxe um repertório recheado de clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e do pop nacional e internacional, que animaram o público presente. O projeto promove concertos semanais, às quartas-feiras, e se estenderá durante o primeiro semestre deste ano.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, acompanhou toda a programação e deu as boas-vindas ao público. “É um prazer recebê-los na Casa da Cultura para mais uma edição do Concerto Musical Gabriel Joaquim. Temos muito orgulho desse projeto, que tem dado a oportunidade de os artistas locais mostrarem o seu trabalho e, ao mesmo tempo, proporcionado o acesso da população à arte e à música, de forma gratuita”, disse o secretário, que aproveitou o momento para divulgar o calendário de eventos da Cultura.

O secretário de Cultura, Thiago Marques, conduziu o evento e deu as boas-vindas ao público presente
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Composto pelos músicos Shylanar Costa (vocal), Diego Feliciano (guitarra), Rodrigo Félix (bateria) e Heber Freitas (baixo), o grupo rememorou canções de artistas que marcaram o cenário da música nacional, como Rita Lee, Roupa Nova e Tom Jobim, além de sucessos internacionais de Gnarls Barkley, Norah Jones e Stevie Wonder. Em São Pedro da Aldeia, a banda foi uma das contempladas pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2023, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, que abriu inscrições para a seleção e contratação de grupos musicais para apresentações em formato acústico.

“Estamos muito felizes. Para nós é uma honra, é maravilhoso poder fazer parte desse movimento. São Pedro da Aldeia é a cidade onde eu me criei, o Gabriel Joaquim é da minha rua, da minha região, de onde eu moro. Então, esse projeto, para mim, é muito simbólico, representa algo muito maior, muito profundo, é indescritível poder fazer parte desse projeto. Agradeço muito à Secretaria de Cultura, com toda sua equipe, que tem trabalhado muito, e a Prefeitura que tem apoiado os projetos culturais e apoiado os artistas. Isso faz toda a diferença no fomento à cultura na nossa cidade”, destacou a cantora Shylanar.

Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

O baterista Rodrigo Félix também enalteceu o projeto. “A gente sempre luta por isso, sempre espera por isso, pela oportunidade de poder mostrar o nosso trabalho na cidade em que a gente mora, na região em que a gente mora. E São Pedro da Aldeia abre as portas para a gente fazer isso”, complementou.

Moradora há dois anos do bairro Nova São Pedro, a contadora Nailane Costa é assídua aos concertos na Casa da Cultura. Nesta edição, ela compareceu ao lado da amiga Denize e da filha Maria Alice. “Toda quarta-feira eu faço questão de vir. Sou uma grande fã da cultura, amo música, dança e moda. Acho essa iniciativa excelente, é mais uma opção de lazer para a gente. A Secretaria de Cultura tem feito um trabalho muito bacana, trazendo novos eventos. A gente sentia falta de uma programação como essa”, comentou.

Nailane, Denize e Maria Alice curtiram a quarta edição do Concerto Musical Gabriel Joaquim
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

O cronograma do Concerto Musical Gabriel Joaquim neste primeiro semestre engloba um total de 12 apresentações, com espetáculos às quartas-feiras, das 19h às 20h. O próximo concerto está marcado para o dia 24 de maio (quarta-feira), com a banda Brasilidade com repertório 100% composto por clássicos da música brasileira. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço (60 lugares).