Casa do Papai Noel é sucesso de visitações em São Pedro da Aldeia

Espaço já atraiu mais de 10 mil visitantes; exposição natalina segue aberta até 12 de janeiro

Principal atrativo da temporada natalina em São Pedro da Aldeia, a Casa do Papai Noel tem atraído centenas de visitantes, entre moradores e turistas. Desde a inauguração, que aconteceu no dia 12 de dezembro, mais de dez mil pessoas já passaram pelo espaço. A exposição de Natal, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, está instalada na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos e ficará aberta à visitação gratuita até o dia 12 de janeiro. O funcionamento ocorre de segunda a segunda, das 14h às 22h, com a presença do Papai Noel todos os dias, a partir das 19h, somente até o próximo sábado (06/01).

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, reforçou o convite para a visitação ao espaço. “Temos recebido um retorno muito positivo de todas as pessoas que têm passado pela nossa Casa do Papai Noel. Ficamos muito felizes por entregar esse espaço totalmente revitalizado e atrativo para as famílias, especialmente para as crianças. Pelo segundo ano consecutivo, inauguramos a ‘Aldeia do Noel’, nossa área externa repleta de adereços, enfeites e brinquedos, onde os visitantes gravam seus vídeos e fazem suas fotos, aproveitando toda essa decoração natalina que preparamos com muito carinho e dedicação para essa temporada”, disse.

Casa do Papai Noel conta com diversos atrativos para a criançada
Fotos:
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

O espaço conta com mais de 30 mobílias em estilo colonial, que encantam os visitantes pela beleza e riqueza de detalhes. Entre os destaques da Casa do Papai Noel estão a lareira e a biblioteca cenográficas, a fábrica de brinquedos do Bom Velhinho e o presépio – uma escultura de 1,60 metros de altura em 3D, que valoriza a tradição religiosa do Natal.

Entre os destaques da exposição estão a lareira, a fábrica de brinquedos e o presépio
Fotos:
Augusto Azevedo, Juliana Telha e Raíra Morena/Divulgação PMSPA

O quarto do Papai Noel, outro destaque da exposição, ganhou diversos adereços temáticos, entre eles um relógio de pé do acervo da SEMUC, que pertenceu à Câmara Municipal no século XIX. Além do tradicional trenó e do trenzinho da “Aldeia do Noel”, na Casa as crianças também podem curtir o carrossel, um clássico dos parques de diversões, o cavalinho de balanço e até escrever cartinhas para o Bom Velhinho.

De Cabo Frio-RJ, o casal Michele Motta, fisioterapeuta, e Savio Calazans, biólogo, esteve na exposição com os filhos Maya e Ravi, de 2 e 1 anos de idade, respectivamente. “A Casa do Papai Noel é um grande atrativo, está muito bem decorada e muito agradável. Tem o Papai Noel, o carrossel e a oficina de brinquedos, que as crianças adoraram, e tudo gratuito”, destacou a mãe. “É muito bom passear aqui, as crianças ficam empolgadas, a ornamentação está muito bonita, a Casa está brilhando e isso atrai bastante a atenção. A Secretaria de Cultura está de parabéns”, complementou o pai.

Com os filhos, Michele Motta e Savio Calazans saíram de Cabo Frio para curtir os atrativos da Casa do Papai Noel em São Pedro da Aldeia
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

A exposição tem curadoria assinada pela diretora municipal de Cultura, Giselle Lima. “Uma das nossas prioridades era que a Casa conseguisse transmitir o ar lúdico e mágico do Natal. Muito além de uma exposição meramente cenográfica, a nossa proposta era, realmente, trazer essa atmosfera de lar, com a lareira da sala, a escrivaninha, a biblioteca e o quarto. Um lugar onde os visitantes pudessem se sentir, realmente, acolhidos e, ao mesmo tempo, pudessem interagir com os atrativos. Por isso, nos preocupamos com cada detalhe, desde a iluminação em tons amarelos, os brinquedos, até os pequenos elementos decorativos da Casa. A exposição começa já do lado de fora, na Aldeia do Noel, que nesta edição ganhou adereços inéditos, como a bola de Natal, as velas e as bengalas, graças ao trabalho incrível dos nossos colaboradores e artistas plásticos da Cultura”, complementou a diretora.

A Casa do Papai Noel fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Excepcionalmente no dia 8 de janeiro a Casa não estará funcionando. É válido lembrar que, além dos horários tradicionais de visitação, a Secretaria Municipal de Cultura implantou um período de visitas exclusivo para crianças autistas e pessoas com sensibilidades sensoriais: às terças e quartas-feiras, das 18h às 19h. Nestes dias e horários, os estímulos sonoros e luminosos permanecem desligados.

Casa do Papai Noel fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro (Casa da Cultura)
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

A Secretaria também convida os visitantes a conhecerem o presépio do coreto, na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz). O espaço ganhou decoração natalina e fica aberto à visitação todas as noites, das 18h às 22h.

Coreto da Praça da Matriz também está aberto à visitação todas as noites, das 18h às 22h
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA