Coletivo cultural promove aulas de forró gratuitas em São Pedro da Aldeia

Os fãs, adeptos e admiradores do forró têm programação especial na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro de São Pedro da Aldeia. O Coletivo Pé N’Areia Produções deu início a aulas gratuitas do ritmo, como contrapartida da Lei Aldir Blanc. As próximas edições do projeto “Forró na Praça” acontecerão nos dias 22 e 29 de novembro, a partir das 17h, e são abertas a toda a população.

Projeto “Forró na Praça” terá mais duas edições, nos dias 22 e 29 de novembro
Foto:
Divulgação

Para participar, basta comparecer à praça com roupas leves, tênis e máscara de proteção facial. As aulas têm duração de uma hora e ensinam os passos básicos do forró, incluindo técnicas de condução do parceiro, passadas e giros. A realização do projeto marca o retorno das atividades presenciais do coletivo cultural, que há mais de 10 anos atua na Região dos Lagos com promoção de eventos, festivais, bailes e aulas de forró.

Aulas têm duração de uma hora e ensinam os passos básicos do forró
Foto:
Divulgação

“Já produzimos aulas neste formato na Praça da Cidadania, em Cabo Frio, na Praça do bairro São João, em São Pedro da Aldeia, e na Praça Antônio Raposo, em Araruama. Estamos muito felizes em poder retornar à cidade pela primeira vez depois de um ano de pandemia e da suspensão das atividades do projeto, graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc. Esse contato com o público é muito importante e faz parte da missão do nosso coletivo, que é levar a cultura popular do forró, por meio da dança, para as praças”, destacou Josephane.

Foto: Divulgação

A oferta da atividade faz parte da contrapartida da Lei Aldir Blanc, que determina que os espaços culturais contemplados garantam a realização de programações gratuitas para a população. No município, o coletivo foi um dos 48 espaços contemplados com o subsídio da lei federal emergencial, via inciso 2.

Durante as aulas, as crianças também contam com uma área especial. “Uma das propostas do nosso projeto é que ele promova um ambiente de descontração e integração familiar, e as crianças fazem parte desse processo. Por isso, criamos um pequeno espaço em que elas podem se divertir enquanto os pais dançam”, destacou Josephane.

Crianças contam com espaço especial durante as aulas
Foto:
Divulgação

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso