Comissão Organizadora da 4ª Conferência Municipal de Cultura se reúne com vereadores

Dando continuidade às ações em prol da realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura, na última semana membros da Comissão Organizadora se reuniram com os vereadores Jean Pierre e Denilson de Souza, presidente da Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo esclarecer, junto aos parlamentares, detalhes do trabalho que está sendo feito pela comissão desde novembro do ano passado, e a importância da aprovação da lei que reformula o Sistema de Cultura da cidade, que situa São Pedro da Aldeia nos sistemas Estadual e Nacional.

Representando a Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC) na Comissão, a assessora de políticas culturais Cleise Campos foi uma das participantes. “Nos reunimos com os outros vereadores que não compõem a Comissão, porque entendemos a importância da troca de informações, onde neste momento a Câmara Municipal analisa a mensagem do Executivo, que trata do projeto de lei da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, onde está inserido o Conselho de Cultura, com uma nova composição. Também foi uma oportunidade para a apresentação de algumas novidades estratégicas para o desenvolvimento da cultura aldeense”, explicou.

Os integrantes da Comissão Organizadora também foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Denilson de Souza, em seu gabinete
Divulgação

Um avanço para cidade, se aprovada a nova lei, é a ampliação das instâncias municipais de articulação e pactuação social da gestão pública com a sociedade civil, através dos participantes do setor cultural oriundos do Mapeamento Cultural, do Fórum Permanente de Cultura de São Pedro da Aldeia, de Coletivos, Grupos Organizados ou Movimentos Livres do município, em consonância com os Sistemas Estadual e Nacional de Cultura, que terão participação no Conselho Municipal de Política Cultural e nas Conferências de Cultura.

Também estiveram presentes na reunião a artista Giovanna Mennella, o advogado Dr. João Lucas dos Santos Dias, representante da OAB-RJ/48ª, e as servidoras da Cultura, Josephane Lima e Renata Brito, que compõem a Comissão.

Reunião aberta

Para apresentar os avanços e novidades na organização da conferência, a Comissão fará uma reunião aberta nesta quinta-feira (09/03), às 18h, no Cine Estação. O encontro é voltado a todos os artistas, arte-educadores, agentes e produtores culturais, integrantes de grupos e coletivos cadastrados no Mapeamento Cultural da cidade, além de participantes do Fórum Permanente de Cultura de São Pedro da Aldeia.