Comissão Organizadora da 4ª Conferência Municipal de Cultura se reúne no Cine Estação

As tratativas para a realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura seguem avançando em São Pedro da Aldeia. Nesta quinta-feira (09/02), membros da Comissão Organizadora se reuniram no Cine Estação para tratar sobre a organização da conferência, prevista para acontecer nos meses de março e abril. Dentre as pautas abordadas estiveram a conclusão do regimento e os procedimentos para a eleição das cadeiras da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). O encontro prévio está previsto para acontecer no dia 18 de março.

A realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura (CMC) está prevista no Decreto Municipal nº 147/2022 e terá como tema “A efetivação da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura na retomada e desenvolvimento das ações culturais”. Além da eleição dos conselheiros, um dos pontos centrais da conferência é a aprovação das diretrizes e estratégias do Plano Municipal de Cultura, que passa pela sua primeira revisão desde que foi criado, em 2018. Durante a 4° CMC, prevista para acontecer em dois dias no mês de abril, os participantes vão apresentar propostas finais para essa primeira revisão do PMC.

Representando a Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC) na Comissão, a assessora municipal de políticas culturais, Cleise Campos, ressaltou a importância dos encontros periódicos. “Através da Comissão, com participantes que representam a sociedade civil e a gestão pública, a cidade de São Pedro avança de modo integrador e democrático na organização da 4º Conferência. A cada reunião avaliamos, em conjunto, nas etapas de realização da Conferência, pensando no que será feito, na programação, o que é necessário de material, a logística. Como será um encontro presencial, são vários detalhes para Comissão avaliar”, comentou.

Integrantes da Comissão avaliam, em conjunto, as etapas de realização da Conferência
Fotos:
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

A reunião definiu questões como a data, local, programação, nomes de convidados para palestras e dinamizadores dos grupos temáticos. “A próxima etapa é a publicação do regimento. Vamos aguardar que a Câmara Municipal aprecie e discuta a mensagem do executivo que trata da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura, onde está inserido a nova composição do Conselho Municipal de Política Cultural da cidade, assunto que foi discutido ano passado com a sociedade civil. Depois disso, nosso secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, acolhe o regimento elaborado pela Comissão Organizadora para publicação”, explicou Cleise, que participou de todas as reuniões, ao lado de outros integrantes da Comissão.

A conferência terá como objetivos centrais: 1) discutir, apreciar e aprovar as estratégias e diretrizes do Plano Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia (PMC), em primeira revisão; 2) conferir as ações realizadas pela SEMUC em atendimento ao Sistema Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, no tocante aos seus instrumentos de gestão; 3) realizar a eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Cultural; e 4) acolher e discutir temas apresentados pela plenária, em consonância com o tema geral da 4ª CMC, ou temas sugeridos pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro ou pelo Ministério da Cultura.

Dentre os integrantes da Comissão Organizadora, estiveram presentes nessa quarta reunião o advogado João Lucas dos Santos Dias, da OAB-RJ/48ª Subseção de São Pedro da Aldeia; a artista Giovanna Mennella e a assessora parlamentar Cintia Santos Damasceno, do gabinete do vereador Professor Jean Souza. Pela Secretaria de Cultura, participaram também as servidoras Renata Brito e Josephane Lima.

Pauta do encontro incluiu leitura e conclusão do Regimento da 4ª CMC
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Representante da sociedade civil, a artista Giovanna Mennella comemorou os avanços. “Fechar as datas da Conferência foi fundamental nesta reunião, pois é na Conferência que temos a eleição do Conselho. É importante o pleno funcionamento do Conselho, onde a sociedade civil acompanha e fiscaliza o cumprimento do PMC, a efetivação das etapas do Sistema Municipal de Cultura”, disse.

Clique AQUI para obter mais informações sobre a reestruturação da Lei nº 2.527, de 26 de fevereiro de 2014 (Sistema Municipal de Cultura).