Concerto da Orquestra Sons da Aldeia apresenta clássicos natalinos na Casa do Artesão

Evento reuniu mais de 50 músicos e marcou o encerramento da programação cultural do Natal aldeense
Foto: Renato Leal

O encerramento da programação cultural natalina, em São Pedro da Aldeia, foi marcado por uma noite de muita arte e música na Casa do Artesão. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o concerto da Orquestra Sons da Aldeia reuniu mais de 50 músicos, entre professores e alunos, que emocionaram o público apresentando uma seleção de clássicos do Natal. O evento contou, ainda, com a participação especial do personagem Grinch, interpretado pela animadora cultural Nina Jonshon, que garantiu a diversão da criançada.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre o encerramento da programação cultural da temporada natalina. “Tivemos várias programações culturais ao longo das últimas semanas com a participação dos talentos da nossa cidade, da música, da dança, do teatro e da animação cultural. Foram mais de 100 artistas este ano, de diferentes segmentos, que nos ajudaram a entregar um lindo Natal. E, mais uma vez, encerramos a programação com o concerto natalino da Orquestra, um momento muito especial com a presença de visitantes e familiares, que lotaram a nossa Casa do Artesão”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, marcou presença no evento
Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

O repertório incluiu cânticos natalinos consagrados, como “Noite Feliz”, “Jingle Bells” e “Agnus Dei”, além de sucessos da música gospel, que encantaram o público. A apresentação contou, ainda, com a participação de cantores aldeenses convidados, entre eles o jovem João Marcelo de Mattos. “Esta é a quarta vez que eu me apresento com a Orquestra e tem sido uma experiência mágica. É o momento em que a gente tem de mostrar o nosso talento”, destacou. “Eu nunca participei de algo tão especial na minha vida. Eu moro há 28 anos em São Pedro da Aldeia e não imaginava que a minha cidade tivesse uma Orquestra tão linda e organizada”, complementou a cantora Geiliane Viana. “A Secretaria de Cultura está de parabéns por desenvolver um projeto tão lindo e, principalmente, com jovens da nossa cidade”, finalizou a jovem Suzana Ferreira, que também foi destaque nos vocais.

A apresentação atraiu moradores e turistas para o espaço, como a família Lima, recém-chegada da capital. “Está tudo lindo, a decoração está muito bem feita e as atrações são muito diferentes. Esse apoio aos artistas locais também é muito legal”, destacou a estudante Giovana, de 15 anos, que compareceu acompanhada das avós, dos pais, da irmã mais nova e da cachorrinha Chanel. “A gente se surpreendeu com a programação e com o clima natalino da cidade, que é mais familiar. Foi muito emocionante, realmente extraordinário ver a Orquestra de perto. O prefeito e o secretário de Cultura estão de parabéns”, complementou o pai, Henrique.

Do Rio de Janeiro, família Lima curtiu a programação cultural na Casa do Artesão
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Moradores da cidade há 15 anos, o casal Agnes Rana de Castro e Marco Aurélio de Castro compareceu com a filha Alice, de cinco anos de idade. “Eu acompanho o trabalho da Cultura há um tempo, porque minha filha é aluna de ballet baby class da Escola de Artes, mas este é o primeiro concerto da Orquestra que eu venho com minha família. Ficamos maravilhados com a apresentação e eu acho que é um projeto muito importante, porque incentiva os jovens a adentrarem o mundo da cultura e mostra o quanto São Pedro da Aldeia tem talentos. A Cultura está de parabéns”, disse Agnes, professora da Educação Infantil.

Do bairro Fluminense, Agnes Rana, Marco Aurélio e a pequena Alice também prestigiaram o evento
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Quem também curtiu a apresentação foi o casal Alex e Luciana Freitas, vindos de Brasília-DF. “Eu moro em Brasília, mas frequento São Pedro da Aldeia desde 1982. Até então, eu nunca havia assistido um evento dessa natureza. São jovens que estão se dedicando à música, com instrumentos que requerem uma dedicação muito grande. Parabéns ao secretário e ao prefeito pela iniciativa. É uma maneira de trazer o jovem para a Cultura. São iniciativas como essas que a gente gosta, incentiva e espera que aconteçam com mais frequência”, destacou Alex, aposentado.

Os turistas Alex e Luciana Freitas, de Brasília-DF, também curtiram a programação
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

O professor de música e regente da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes, também falou sobre o momento. “O concerto foi o encerramento da temporada 2023 da Orquestra, reunindo os novos integrantes e, junto com eles, os professores. Esta foi a segunda vez que estiveram juntos, podendo trocar informações. O concerto foi também especial, pois foi a oportunidade de podermos mostrar o nosso trabalho a diversos turistas que estavam ali na Casa do Artesão prestigiando. Em 2024, a meta é crescer ainda mais o conjunto e atingir um nível ainda mais alto através das aulas e práticas de conjunto que estaremos promovendo já a partir de janeiro”, disse.

O regente da Orquestra, Jorge Rafael Goes, falou sobre a previsão de trabalhos para 2024
Renato Leal/Divulgação SEMUC PMSPA

O evento também contou com a presença da coordenadora do artesanato municipal, Karoline Giordano, além das artesãs expositoras do espaço.