Concerto marca início da temporada 2024 da Orquestra Sons da Aldeia

Apresentação reuniu mais de 40 músicos na Casa da Cultura

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro de São Pedro da Aldeia, foi sede para o concerto de abertura da temporada 2024 da Orquestra Sons da Aldeia. A apresentação reuniu mais de 40 músicos, entre alunos e professores, e contou com repertório recheado de sucessos da música gospel, da música popular brasileira e hits internacionais, que encantaram o público. O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido pelo conjunto.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, fez a abertura do evento, recepcionando os visitantes. “A Orquestra Sons da Aldeia é um projeto que a gente tem muito orgulho de realizar e de poder apresentar, mais uma vez, para os munícipes. Os alunos e professores têm se dedicado e se comprometido muito com esse trabalho e a gente só tem que parabenizar a cada integrante e ao nosso regente Jorge Rafael, que coordena esse grupo. Concertos como esse são ocasiões muito especiais, que incentivam a formação de plateia e ao mesmo tempo dão visibilidade aos talentos da nossa cidade”, disse.

Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

O concerto contou com a apresentação de cantores convidados e a participação especial de integrantes, que também brilharam nos vocais. “A Orquestra Sons da Aldeia é o primeiro projeto da Região dos Lagos, executado por uma prefeitura, exclusivamente formado por jovens munícipes e também por professores selecionados através de Chamamento Público. A gente busca, cada vez mais, expandir o nosso alcance levando nossa música para todos os cantos da nossa cidade”, comentou o professor de música, coordenador e regente do conjunto, Jorge Rafael Goes.

Orquestra é coordenada pelo professor de música e regente Jorge Rafael Goes
Foto: Renato Leal/Divulgação

O flautista Hermínio Junior falou sobre a participação no conjunto. “Eu faço parte da Orquestra há, aproximadamente, quatro meses. Mas, tem uns três ou quatro anos que eu moro em São Pedro da Aldeia e até então eu não tinha visto um grupo assim e eu sentia muita falta. Por isso, quando abriram as audições para a Orquestra, eu fiquei muito feliz e para mim está sendo muito bom, porque eu já toco flauta há alguns anos e estava um pouco enferrujado. Então, voltar à atividade está sendo muito gratificante. Agradeço, em nome da Orquestra, ao prefeito Fábio do Pastel por esse investimento que tem sido feito na Cultura. É prazer fazer parte desse projeto”, destacou.

O flautista Hermínio Junior ingressou na Orquestra Sons da Aldeia em 2023
Renato Leal/Divulgação

Do bairro Campo Redondo, a pedagoga Carol Prestes prestigiou o evento acompanhada da filha Blanca, de 15 anos.   “A gente já conhecia o trabalho da Orquestra, viemos também nas apresentações na Casa do Papai Noel e sempre que possível participamos desses eventos culturais, que são riquíssimos e bem variados. Eu acho super importante São Pedro da Aldeia ter uma Orquestra composta por músicos da cidade, é experiência muito diferente. A gente sabe que esse tipo de música, executada com instrumentos eruditos, não é algo comum, não se ouve nas rádios. Então, esse tipo de iniciativa é muito bacana, porque aproxima a população da música instrumental, que é muito rica e bonita, e acaba também se descobrindo talentos. Parabéns a Secretaria de Cultura e o secretário Thiago Marques, que é um músico extraordinário e um grande gestor, pelo desenvolvimento desses projetos”, disse.

Acompanhada da filha, a pedagoga Carol Prestes (à esquerda) prestigiou mais uma apresentação da Orquestra
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Sobre a Orquestra

Criada em setembro de 2022 pela Secretaria Municipal da Cultura, a Orquestra Sons da Aldeia reúne, atualmente, mais de 50 músicos do município, entre alunos e professores. Os participantes foram selecionados por meio de um processo seletivo e, juntos, promovem apresentações de música instrumental em praças públicas e em eventos da pasta, como o Natal 2022 e 2023, na reinauguração do Teatro Municipal e nas Feiras Culturais Itinerantes, dentre outros.

A Orquestra realiza ensaios periódicos e os alunos também recebem aulas de música e prática de conjunto em naipes, de forma semanal. As apresentações do conjunto já passaram pelos bairros Baleia, Porto da Aldeia, Estação, Centro, Baixo Grande, São João e Praia Linda.