Em atendimento à Legislação Eleitoral, comunicamos que este site estará com informações restritas a partir do dia 06 de julho e até o fim das Eleições 2024.

Cultura aldeense divulga agenda de encontros com segmentos artísticos

Iniciativa será promovida em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural entre os meses de agosto e setembro

A Secretaria de Cultura em São Pedro da Aldeia, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), divulgou uma agenda de encontros presenciais e virtuais voltados a artistas e agentes culturais representantes de segmentos artísticos da cidade. A iniciativa acontecerá entre os dias 01 de agosto e 24 de setembro com o objetivo de estimular o diálogo, a organização e um maior engajamento da sociedade civil nas discussões das políticas públicas. A participação é gratuita mediante preenchimento de um formulário eletrônico disponível em www.cultura.pmspa.rj.gov.br. Clique AQUI para acessar.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, reforçou o convite ao setor cultural. “Após a conclusão da revisão do Plano Municipal de Cultura, podemos potencializar as discussões setoriais com a sociedade civil. Preparamos essa agenda em parceria com o Conselho de Cultura com o intuito de ampliar os debates com os segmentos culturais e estimular as trocas e diálogos de cada um dos conselheiros com os integrantes do seu respectivo segmento artístico, correspondente à cadeira que ocupa no Conselho. Para isso, estamos contando também com o apoio fundamental dos conselheiros de Cultura, titulares e suplentes”, destacou.

Podem participar dos encontros representantes da Música, Patrimônio Material e Imaterial, Cultura LGBTQIA+, Cultura Inclusiva, Artes Cênicas (teatro, circo, dança e performance), Cultura Quilombola, Artesanato e Saberes Populares, Cultura Indígena, Cultura Afro-Brasileira, Audiovisual, Artes Visuais, Cultura Digital e Literatura de São Pedro da Aldeia.

Os encontros contarão com a participação de gestores convidados da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), do Ministério da Cultura e instituições, que atuarão como facilitadores. Entre os temas que serão abordados estão o investimento em formação cultural, mobilização social e as políticas de cultura de cada setor. “Com a realização dos encontros uma importante etapa para organização dos setoriais artísticos da cidade será estimulada, como previsto na Lei nº 3.124, de 2023, do Sistema Municipal de Cultura, nos seus artigos 30º/VI, 32º/II, 39º/X, XIII e XIV, 40º/II, 42º/IV, 69º, 70º/I, II e III, 71º, 95º e 96º/II”, enfatizou Cleise Campos, assessora de políticas culturais da SEMUC.

Encontros serão promovidos em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural
Arquivo/Giselle Lima/Divulgação SEMUC PMSPA

Confira o cronograma completo de encontros:

Data: 01 de agosto (quinta-feira)
Horários: 14h e 18h
Local: Cine Estação – Av. Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro

Patrimônio Material e Imaterial
Data: 06 de agosto (terça-feira)
Horário e local: 14h – Casa dos Azulejos – Av. São Pedro, nº 147, Centro

Artesanato e saberes populares
Data: 13 de agosto (terça-feira)
Horário e local: 14h – Casa do Artesão (Praça Hermógenes Freire da Costa, Centro)
Horário e local: 18h – Modalidade virtual

Artes Cênicas (teatro, circo, dança e performance)
Data: 22 de agosto (quinta-feira)
Horário e local: 14h – Teatro Municipal Dr. Átila Costa – Rua Francisco Santos Silva, nº 555, Nova São Pedro

Cultura Quilombola
Data: 27 de agosto (terça-feira)
Horário e local: 14h – Escola Municipal Dona Rosa Geralda de Silveira (Estrada da Caveira, S/N, bairro Botafogo)
Horário e local: 18h – Modalidade virtual

Data: 10 de setembro (terça-feira)
Horário e local: 14h – Cine Estação (Av. Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro)

Cultura Indígena e Afro-Brasileira
Data: 17 de setembro (terça-feira)

Audiovisual, Artes Visuais e Cultura Digital
Data: 19 de setembro (quinta-feira)
Horário e local: 18h – Modalidade virtual

Para solicitar o link de acesso aos encontros da modalidade virtual (18h) ou obter novas informações, basta entrar em contato pelo e-mail politicasculturais@pmspa.rj.gov.br ou comparecer à sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. O espaço fica localizado à Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.