Cultura aldeense promove oficina de portfólio e cadastramento artístico

Visando capacitar os artistas e agentes culturais de São Pedro da Aldeia, a Secretaria Municipal de Cultura ofereceu uma oficina gratuita de portfólio e cadastramento artístico no Mapeamento Cultural da cidade. A iniciativa reuniu 60 participantes no auditório do Cine Estação, nos períodos da tarde e da noite. O conteúdo programático incluiu o passo a passo para a elaboração de portfólio digital e o cadastro de artistas, coletivos e espaços na plataforma on-line do Mapeamento, disponível no site da pasta (clique AQUI para acessar).

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a realização da oficina faz parte de um esforço contínuo da gestão em oferecer capacitação para os integrantes do setor cultural. “É fundamental que os nossos artistas e agentes culturais estejam capacitados para a elaboração de seus portfólios e que consigam manter os seus cadastros atualizados no Mapeamento Cultural. A apresentação desse portfólio digital e o cadastro no site são duas etapas indispensáveis para que os artistas e agentes culturais consigam se inscrever em futuros editais, tendo a possibilidade de acessar recursos financeiros, e até mesmo participar da nossa 4ª Conferência de Cultura com direito a voz e voto, já que a inscrição no Mapeamento é um requisito obrigatório estabelecimento em regimento”, destacou.

Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

A atividade foi ministrada pela assessora técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Josephane Lima, com a colaboração da artista Rosite Val. “Foi uma excelente oportunidade para esclarecermos os mecanismos de acesso à nossa plataforma do Mapeamento Cultural. Muitas pessoas não sabiam, por exemplo, que para concluir seu cadastramento elas deveriam acessar no site da Secretaria de Cultura fazer login e inserir portfólio e o comprovante de residência na plataforma. É um procedimento simples, rápido, gratuito, mas necessário para que o cadastro do artista seja efetivado”, explicou.

Durante a oficina, os participantes puderam trocar experiências e esclarecer dúvidas. A atividade contou com exposição de material informativo contendo orientações ilustradas quanto às principais estratégias para o levantamento das informações do portfólio, busca de fontes, os programas e sites de edição disponíveis gratuitamente, como o Word e o Canva, bem como as formas de hospedagem e compressão de arquivo digital em PDF.

Atuante no cenário cultural em São Pedro da Aldeia e na Região dos Lagos desde 2008, a professora de dança e pesquisadora-intérprete, Aline Oliveira (Aline co-Íris), foi uma das participantes da oficina. “Eu achei a iniciativa maravilhosa, assim como tantas outras que a Secretaria de Cultura vem promovendo ao longo desses anos. Achei muito bacana ter a opção de ser em dois períodos, facilitando para quem tivesse alguma questão com um dos horários. Eu já havia visitado algumas vezes o site da Secretaria, que por sinal é algo muito importante de se existir, pois torna mais fácil o acesso aos fazedores de Cultura e a toda sociedade em geral, e já havia feito meu cadastro no Mapeamento, mas estava incompleto e com pendências. Na oficina pude aprender a resolver essas pendências. Também já tinha portfólio, mas após essa oficina eu vou dar uma grande melhorada nele, pois aprendi algumas estratégias de construção visual e informativa. Sai muito feliz e grata”, destacou.

O portfólio reúne diversos registros profissionais, que atestam a comprovação de atuação cultural do artista. O documento, que pode estar em formato digital ou impresso, contém dados como o currículo, fotos, qualificações, habilidades e experiências profissionais do artista. Já o Mapeamento Cultural (Cadastro Cultural) é uma plataforma on-line, disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura, que reúne informações sobre os profissionais da Cultura, coletivos, grupos e espaços, fornecendo ao Poder Público uma radiografia do cenário cultural aldeense. O preenchimento do formulário de cadastramento é gratuito e deve ser feito por todos os artistas e agentes culturais do município.