Cultura aldeense promove roda de conversa sobre o Dia da Consciência Negra nesta terça (21)

Encontro visa promover reflexões sobre o combate ao racismo e a valorização da arte e da cultura negra

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia promove, nesta terça-feira (21/11), às 16h, uma roda de conversa sobre o assunto. O encontro terá a participação de conselheiros municipais de política cultural, artistas e agentes culturais convidados, atuantes em diferentes segmentos. A atividade tem como objetivo promover reflexões sobre o combate ao racismo e a valorização da arte e da cultura negra. O evento acontecerá no Cine Estação, no Centro da cidade, e tem entrada gratuita, sujeito à lotação do espaço (50 vagas).

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre a iniciativa. “O principal objetivo desse encontro é fomentar a reflexão, o entendimento e a valorização da cultura afro-brasileira, além de debater questões importantes relacionadas à história, discriminação racial e a luta por igualdade e justiça social. Diálogos como esses contribuem para ampliar a conscientização e promover a inclusão, respeitando a diversidade”, disse.

Entre os convidados confirmados estão o líder quilombola da comunidade da Caveira, no bairro Botafogo, Roberto Santos, conselheiro da cadeira Quilombola; a produtora cultural e estilista Marlúcia Soares, conselheira da cadeira de Patrimônio Material e Imaterial; o músico Diego Feliciano, conselheiro da cadeira de Música; a ativista e presidente do ponto de Cultura “Ile Ase Iya Oju Omi”, Joseane Oliveira, conselheira da cadeira de Cultura Indígena e Afro-Brasileira; a professora de capoeira e arte-educadora Letícia Enne, do Coletivo Vadeia Aldeia; a ativista pela Promoção da Igualdade Racial de Búzios, Sirlei de Souza; e a assessora técnica da SEMUC, Josephane Lima, diretora de Comunicação do Fórum CultLagos e produtora executiva do “Projeto Forró na Praça”.

Durante a roda de conversa, os participantes compartilharão suas vivências e experiências profissionais. “Os convidados farão um registro de suas trajetórias, o percurso até 2023, refletindo sobre a condição de uma sociedade democrática e de direitos em seus diferentes espaços de atuação, como o Quilombo da Caveira, instituições socioculturais e educacionais, movimento negro, projetos culturais, serviço público e no Conselho de Cultura”, explicou a assessora técnica de Políticas Culturais da SEMUC, Cleise Campos.

O espaço também ganhará um “Varal de Personalidades Negras”, uma pequena mostra documental reunindo personalidades representativas da população negra em São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo.

Sobre a data

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma referência à morte de Zumbi em 1695, pelas tropas portuguesas. Líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi comandou a resistência de milhares de negros contra a escravidão. O Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil –, foi o maior do país e chegou a alcançar em torno de 20 mil habitantes, tornando-se um símbolo histórico de resistência negra.

A data foi instituída oficialmente pelo Governo Federal no ano de 2011, com a Lei nº 12.519, para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.

O Cine Estação fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.

Encontro acontecerá no Cine Estação, no Centro da cidade
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA