Cultura participa da confecção de tapetes de sal no Dia de Corpus Christi em São Pedro da Aldeia

A equipe da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia (SEMUC) marcou presença na tradicional confecção de tapetes de sal e areia na manhã desta quinta-feira (08/06). O evento, que marca as celebrações do Dia de Corpus, foi organizado pela Paróquia São Pedro e coloriu a Praça Agenor Santos e a Rua João Martins, no Centro da cidade, com mais de 50 trabalhos. Além da SEMUC, participaram da elaboração dos desenhos 14 escolas da rede municipal de ensino, membros da Igreja Católica, entidades sociais e instituições de ensino particulares.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, acompanhou toda a programação, que também contou com a presença do prefeito Fábio do Pastel. “A confecção dos tapetes de sal é uma tradição cultural muito importante da nossa cidade e nós não poderíamos deixar de estar presentes neste dia. A criação do nosso tapete foi uma obra do grande artista plástico Flávio Rangel, nosso diretor de Arte e Criação na SEMUC e agente cultural há mais de 30 anos do município. Tivemos também a participação do outros integrantes do nosso time de artistas plásticos e colaboradores da Secretaria, o Lobinho, Roger, Giselle, Fabiana e Rodrigo, que se dedicaram com muito carinho para entregar esse trabalho fantástico”, destacou.

Com quatro metros de extensão, o tapete da SEMUC foi um dos destaques do evento, retratando elementos característicos da cidade: a tradição religiosa, na figura de Cristo, e a arquitetura histórica, na figura de um dos monumentos mais importantes do Centro Histórico aldeense, a Igreja Matriz. “Faço esse trabalho há muitos anos e, para mim, é gratificante ajudar a manter viva a tradição dos tapetes de sal em São Pedro da Aldeia, junto com essa equipe maravilhosa da Cultura”, comentou Flávio Rangel.

Os desenhos em sal assinados por Flávio e pelo artista Marcio Alexandre Simas (Lobinho) também já lhe renderam títulos fora da cidade: ambos foram hexacampeões por votação popular na mostra estadual de tapetes promovida pela TurisRio, que aconteceu até o ano de 2006 em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Tapetes de sal confeccionados pelos artistas plásticos aldeenses Flávio Rangel e Lobinho foram premiados nas edições de 2000 a 2006 da mostra estadual promovida pela TurisRio
Foto:
Arquivo pessoal/Divulgação

Clique AQUI e confira a galeria de fotos da Secretaria Municipal de Cultura.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso