Cursos gratuitos ensinam tai chi chuan, produção de figurino, guitarra elétrica, dança e pintura pelo Youtube

Já estão disponíveis para acesso gratuito no Youtube os mini cursos de férias da Escola de Artes Municipal. A iniciativa é voltada a todos os interessados em arte, cultura, dança, música, preparação física e atividades de bem-estar. As videoaulas são abertas a alunos e não alunos da unidade e ficarão disponíveis para acesso no canal da Escola até o mês de setembro. Clique AQUI para acessar a playlist completa dos cursos.

Cursos ficarão disponíveis no canal da Escola de Artes no Youtube até setembro
Foto:
Reprodução/Youtube

Ao todo, oito cursos, com duração de cerca de 30 minutos cada, foram liberados para a população e abordam os temas: “Corpo e Ritmos”, “Introdução à Educação Política”, “Oficina Prática de Figurino”, “Elaboração de Projetos Culturais”, “Tai Chi Chuan”, “Guitarra Elétrica para Iniciantes”, “Preparação Física para Bailarinos” e “Pintando com Criatividade”.

Tai Chi Chuan é uma das modalidades oferecidas nos cursos de férias
Foto:
Reprodução/Youtube

Com público-alvo livre, “Corpo e Ritmos” ensina técnicas de dança e expressão corporal que podem ser aplicados à ritmos diversos, como o axé, o samba e o funk. Já o curso “Introdução à Educação Política” aborda teorias políticas e suscita reflexões acerca da presença e importância da política no cotidiano, voltada a jovens e adultos. A videoaula “Oficina Prática de Figurino” traz conteúdo teórico e prático, com foco na criação de figurinos artísticos, com técnicas de costura básica e reutilização de peças de roupa.

A oficina prática de figurino também aborda a importância dos figurinos na composição de personagens
Foto:
Reprodução/Youtube

Em “Elaboração de Projetos Culturais”, os participantes aprendem a estruturar propostas de ações e eventos ligados ao setor artístico e cultural, como mostras, shows, peças de teatro, exposições, oficinas e outros, com informações sobre planejamento, busca por patrocinadores e a inserção de projetos nas leis de incentivo.

O curso “Tai Chi Chuan” traz a prática milenar da arte marcial chinesa, que conquistou adeptos por todo o mundo e se tornou popular por seus movimentos suaves, circulares e com exercícios voltados à consciência corporal e da respiração. Já em “Guitarra Elétrica para Iniciantes”, são apresentados os diferentes modelos de guitarra, as principais técnicas para solo, diferenças e similaridades entre o violão e a guitarra, e as formas de uso dos pedais.

Curso básico de guitarra elétrica ensina notas, acordes, escalas e campo harmônico, de maneira didática
Foto:
Reprodução/Youtube

Em “Preparação Física para Bailarinos” são ensinadas combinações de exercícios e alongamentos, que podem ser reproduzidos por qualquer pessoa, com foco na melhoria da flexibilidade, postura, respiração e consciência corporal. Por fim, o curso “Pintando com Criatividade” demonstra técnicas de pintura criativa com lápis de cor e aborda os principais tipos de tinta que podem ser utilizados em papel sulfite.

O curso prático de preparação para bailarinos trabalha técnicas de alongamento
Foto:
Reprodução/Youtube

“O intuito desse projeto é ampliar o alcance da Escola de Artes e oferecer a oportunidade para que toda a população conheça o trabalho desenvolvido pelos nossos instrutores”, ressaltou a diretora de Cultura, Giselle Lima.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso