Encontro na Casa da Cultura reúne artistas e agentes culturais

Com o objetivo de fortalecer laços entre o poder público e a sociedade civil, a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia promoveu esta semana um encontro cultural. A reunião foi a primeira de uma série de três encontros que serão realizados na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos até o mês de abril, direcionados aos artistas, produtores, agentes culturais, arte-educadores e pesquisadores do município.

Reunião foi a primeira de uma série de três encontros que acontecerão na Casa da Cultura até o mês de abril
Foto: Bruninho Volotão

Cerca de 40 representantes da sociedade civil participaram da primeira reunião e tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas, sugestões e esclarecer dúvidas acerca do funcionamento do Sistema Municipal de Cultura. Agentes culturais que atuam no Fórum Permanente de Cultura, artistas independentes e integrantes de movimentos livres da cidade estiveram entre os participantes.

Bruninho Volotão

Instituído em São Pedro da Aldeia no ano de 2014 pela Lei nº 2.527/26, o sistema é o principal instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas culturais. O documento estabelece mecanismos, diretrizes e, dentre outras funções, norteia o funcionamento do Conselho Municipal de Política Cultural, que, após a finalização de eleição suplementar para alguns assentos de segmentos artísticos da sociedade civil que estavam vagos, tem previsão de posse no próximo mês.

“Uma das preocupações dos agentes culturais foi a questão da conclusão e posse dos conselheiros municipais. O Conselho é uma importante instância do Sistema Municipal de Cultura e desde o início da gestão temos priorizado seu pleno funcionamento, inclusive com convocação da Conferência, acompanhamento e a participação pontual do Fórum Permanente de Cultura, desde o apoio na mobilização dos segmentos artísticos e a representação de nomes do Fórum na Comissão Eleitoral. É fundamental que possamos estar unidos nessa nova etapa, pós eleição, principalmente porque ao longo de 2022 e 2023 estaremos focados em formular e implantar políticas públicas permanentes de cultura, de forma democrática, e acreditamos que somente através do diálogo aberto e transparente com a sociedade civil conseguiremos avançar com novas ações e projetos em prol do setor cultural” destacou o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques.

Bruninho Volotão

A reunião foi conduzida pela consultora Cleise Campos, historiadora e atriz bonequeira que auxilia na reestruturação do Sistema Municipal de Cultura. Um breve histórico das políticas culturais do Brasil, nos recentes 85 anos, foi apresentado, além do detalhamento dos instrumentos de gestão e das instâncias de participação popular. “O encontro foi fundamental para situar os artistas e agentes culturais neste momento em que São Pedro da Aldeia ganha uma Secretaria exclusiva de Cultura e para conectar o setor cultural nesse processo das políticas culturais em nosso Estado e país. Acreditamos que os objetivos foram plenamente alcançados, uma vez que reunimos um grupo considerável de agentes culturais do setor, ampliando o canal de comunicação. Nosso foco é envolver ao máximo a sociedade civil ao longo desse processo, onde a Lei do Sistema Municipal de Cultura será revista, se adequando à Lei Estadual 7035/2015 e ao próprio contexto local”, pontuou Cleise.

Cleise Campos apresentou um breve histórico das políticas culturais no Brasil e detalhou os instrumentos que compõem o Sistema Municipal Cultura, instituído pela Lei nº 2.527/26,
Bruninho Volotão

Na ocasião, o secretário Thiago Marques também apresentou os principais avanços alcançados em 2021, além das metas e projetos em andamento na Secretaria de Cultura. Para a produtora cultural Gabriela Chaffin, uma das participantes do encontro, a iniciativa aprofundou a aproximação do poder público junto à sociedade civil.

“Pela primeira vez em São Pedro da Aldeia temos uma gestão técnica e capacitada para entender as necessidades e anseios dos agentes culturais e elevar a cultura aldeense ao patamar que deve ocupar. Esta movimentação é verdadeiramente inédita e todo ineditismo gera desafios, mas a equipe tem conseguido contornar cada um deles com excelência. Finalmente, os agentes culturais estão sendo tratados com o respeito que merecem. Creio que, assim como eu, todos os outros agentes culturais estão muito felizes e com as esperanças renovadas para esta nova fase da cultura no município”, disse Gabriela.

O próximo encontro cultural está marcado para acontecer no dia 21 de março, às 18h, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim do Santos, localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255 – Centro. Todos os encontros presenciais adotarão os protocolos vigentes de prevenção à Covid-19, que incluem o uso obrigatório de máscara de proteção facial.