Escola de Artes de São Pedro da Aldeia inicia ano letivo com oficinas e alta adesão dos alunos

A segunda-feira (24/03) começou movimentada na Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, em São Pedro da Aldeia. Os alunos inscritos nas oficinas gratuitas foram recepcionados pelos instrutores para o início do ano letivo 2025. Sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura, a escola abriu cerca de 900 vagas em modalidades de dança, alongamento e expressão corporal, teatro, música, pintura e desenho, nas categorias infantil, infantojuvenil e adulto.

A diretora interina da Escola de Artes Municipal, Giselle Ruiz, destacou a importância da unidade para o desenvolvimento de aptidões dos alunos. “A Escola de Artes é um espaço onde a cultura ganha vida e transforma histórias. Aqui, crianças, jovens e adultos têm a chance de descobrir talentos, desenvolver habilidades e, acima de tudo, fortalecer sua autoestima e conexão com a comunidade. Mais do que aulas, oferecemos experiências que enriquecem a vida e abrem portas para novos caminhos pelo meio da arte”, afirmou.

Neste primeiro dia, foram ministradas as aulas de dança de salão, samba, alongamento e expressão corporal, ballet juvenil e adulto, violão adulto e teatro. O instrutor de dança Alex Salles, conhecido como Lelek, estava entusiasmado com o início das aulas. “Estou com cerca de 250 alunos e teremos diversas atividades como o Baile de Dança de Salão e o Arraiá da Escola de Artes Municipal. Nessas festividades, os participantes das oficinas têm a oportunidade de mostrar o que aprenderam. Estou muito feliz por mais um ano letivo”, comentou Lelek.

Novidade nas oficinas, o samba fez sucesso no horário da manhã. O coordenador do Ballet Municipal e instrutor da oficina, Ramirez Menezes, ficou surpreso com a empolgação dos alunos no primeiro dia. “Todo mundo acha que sabe sambar, mas aqui na oficina ensino a técnica para que os alunos consigam sambar com ou sem salto. Era um sonho ministrar esta oficina aqui na Escola de Artes e estou respeitando o tempo de aprendizado de cada um”, destacou Ramirez.

Para os alunos, o primeiro dia de oficinas foi sinônimo de alegria, diversão e aprendizado. A aposentada Iranilza Alves de Souza, de 70 anos, garantiu a vaga nas aulas de dança de salão pelo terceiro ano. Ela explicou que estava ansiosa para o retorno da oficina. “Fiquei sabendo das aulas de dança de salão por amigos e resolvi me inscrever. Agora, após dois anos na Escola, estou dando início ao terceiro ano. Gosto muito do professor e estou aproveitando a minha aposentadoria para fazer uma atividade que faz bem ao meu corpo e à minha mente”, afirmou.

Moradora do bairro Porto da Aldeia, Luciana Machado é estreante na oficina de samba. A empresária ficou surpresa com a metodologia de ensino. “Sou nascida e criada em São Gonçalo e sou apaixonada por samba, mas nunca tinha feito aula. Confesso que estava em dúvida de fazer a aula, mas mudei de ideia e estou encantada com esse primeiro dia. O meu filho faz parte da Companhia de Teatro e, agora, eu faço parte da Escola de Artes Municipal. Estou muito feliz”, celebrou Luciana.

Sobre a Escola de Artes – A Escola de Artes Municipal oferece oficinas em diversas modalidades: dança (ballet clássico, danças urbanas, danças populares, dança de salão e samba), música (teclado e violão), alongamento e expressão corporal, teatro, pintura à óleo e desenho. O espaço atende centenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo o acesso à cultura e incentivando o desenvolvimento artístico na cidade. Cerca de 60% das vagas são destinadas aos alunos da rede pública de ensino. A secretaria escolar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Já as oficinas são ministradas no mesmo período, das 8h às 20h, fechando das 12h às 13h (exceto feriados).

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso