Está aberta a terceira edição da exposição “Artes da Aldeia”, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia. A mostra, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, reúne centenas de peças artesanais, como itens utilitários, roupas, artigos de decoração, bijuterias, acessórios e souvenirs, todos confeccionados por artesãos da cidade. A visitação é gratuita, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), e segue até o dia 30 de abril.
Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância da parceria entre a pasta e os artesãos da cidade. “Celebramos o terceiro ano da exposição ‘Artes da Aldeia’ com entusiasmo, sempre recebendo retornos muito positivos sobre a participação. Para os artesãos, é uma oportunidade valiosa de apresentar seus trabalhos e obter retorno financeiro. Para nós, da Secretaria, é gratificante ver a Casa da Cultura enriquecida pela arte local. Nosso objetivo é continuar promovendo iniciativas que valorizem ainda mais os talentosos artesãos de nossa cidade”, afirmou.
A coordenadora municipal de artesanato, Marlene Gouveia, também expressou sua gratidão aos artesãos inscritos no Cadastro Municipal de Cultura pela participação na terceira edição da mostra. “Iniciar o calendário de exposições do ano na Casa da Cultura com os trabalhos de vocês é muito significativo e representativo. Isso reforça o compromisso da Secretaria com a valorização dos artesãos locais. Desejo excelentes vendas e que esta seja uma oportunidade para demonstrar o talento e a criatividade que temos em nossa cidade”, disse.


Fotos: Carolina Barreto
Participando pela primeira vez da exposição com a marca “Gi Delícias”, Gisele Santos está animada com a oportunidade de expor chocolates artesanais e quiches salgados de fabricação própria. “Iniciei o meu trabalho no final do ano passado e estava esperando uma oportunidade como essa de divulgá-lo em um local que tenha um grande fluxo de pessoas, como é a Casa da Cultura. Fazer parte desse grupo de mulheres artesãs da cidade é uma honra, convido a todos para conhecer os chocolates artesanais que preparei para a Páscoa”, destacou.
A artesã Maria da Conceição Vilaça, da “Casa do Licor”, que participa da exposição desde sua primeira edição com licores e produtos de costura artesanal, ressaltou as vantagens de integrar a mostra. “Embora eu tenha um box na Casa do Artesão, percebo que o público da exposição é diferente, já que os horários de funcionamento variam. A mostra funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, enquanto a Casa do Artesão opera das 17h às 21h, de terça-feira a domingo. Essa diferença nos horários permite alcançar um público mais variado e ampliar as oportunidades de vendas”, contou.



Sobre a exposição – Para a mostra, foram convidados os artesãos inscritos no Cadastro Municipal de Cultura, que reúne representantes de todos os segmentos culturais da cidade. Ao longo da exposição, os visitantes poderão adquirir peças produzidas a partir de técnicas variadas, como crochê, bordado, mosaico, macramê, decoupage, biscuit e reciclagem. Entre os itens disponíveis, há opções de vestuário, como saídas de praia e conjuntos, além de acessórios e objetos decorativos, como chaveiros, bolsas, nécessaires, bonecas de pano, jogos de mesa, toalhas, panos de prato, quadros, espelhos, porta-trecos, pesos de porta e tapetes. A Casa da Cultura fica na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade.
Clique AQUI e confira a galeria de fotos da Abertura da Exposição