Está aberta, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia, a exposição “Uma ode à Região dos Lagos e Acervos”, assinada pelo artista plástico aldeense Reinaldo Caó. A mostra reúne mais de 40 telas, entre pinturas impressionistas e naturalistas, produzidas por Caó ao longo de seus mais de 45 anos de trajetória artística. A mostra é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e ficará em cartaz até o dia 22 de julho, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A abertura da mostra aconteceu na quarta-feira (03/07) com a presença do artista expositor, familiares, convidados e apreciadores das artes. O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, abriu o evento dando as boas-vindas aos primeiros visitantes. “É com muita alegria que estamos recebendo essa exposição, que com certeza vai valorizar ainda mais a história da nossa Casa da Cultura. Estou encantando com o trabalho e por conhecer pessoalmente esse grande artista. É muito bonito ver o seu entusiasmo em contar a história por trás de cada obra exposta. Em nome do prefeito Fábio do Pastel, quero registrar nossos agradecimentos ao Caó por essa parceria tão importante e enriquecedora para a cultura de São Pedro da Aldeia”, disse.
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
Entre as obras em destaque na exposição estão telas que homenageiam o patrimônio histórico e cultural de São Pedro da Aldeia, como as representações da Igreja Matriz, construída no século XVII, da figura emblemática do trabalhador rural do bairro Retiro, onde o artista nasceu, e da atividade salineira, que por décadas impactou e influenciou a cultura, a economia e o desenvolvimento do município e região.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
A mostra é uma expressão do talento criativo de Caó, que é colecionador de obras de arte e amante do movimento naturalista. A exposição também reúne quadros premiados, que retratam uma diversidade de cenários naturais e paisagens urbanas de locais onde o artista esteve, no Brasil e no exterior, entre eles o Rio Ardour, na França, e o icônico bairro da Passagem, em Cabo Frio.
Recém-chegado de uma jornada de estudos e atividades artísticas na Europa, onde produziu parte das pinturas retratadas na exposição, Reinaldo Caó aproveitou o momento para rememorar sua trajetória. “Eu me emociono e falo com embargo na voz, porque a arte é uma ferramenta que modifica a vida e a minha vida foi mudada por causa da arte. Eu estudo a vida inteira e se hoje falo com autoridades em pé de igualdade, é porque a arte me elevou e me fez ser respeitado. Agradeço imensamente a cada pessoa aqui presente, aos artistas que vieram, ao secretário Thiago e toda a equipe da Secretaria de Cultura por abrirem as portas dessa Casa com muito carinho”, declarou.
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
O produtor cultural Carlos Ernesto, o Carlão, também marcou presença no evento. Ele é idealizador de um movimento de fomento e mobilização em prol da arte e da cultura na Região dos Lagos, formado por integrantes da sociedade civil. “Venho fazendo cultura desde 1997 e há dois anos criamos nosso movimento cultural, o ‘Paralelo 24’. Sou um consumidor da arte de São Pedro da Aldeia e vejo o quanto a cidade tem se sobressaído no cenário cultural. Temos que valorizar esse secretário de Cultura do município pelo incentivo ao artista local, não só das artes plásticas, como também o teatro, o artesanato e outros segmentos, e a gente tem testemunhado esse trabalho. Isso é importante para qualquer artista, porque nós sabemos a dificuldade que é fazer cultura. Meus parabéns ao Thiago e ao prefeito Fábio do Pastel pelo trabalho competente que têm conduzido”, afirmou.
Fotos: Raíra Morena e Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
Quem também fez questão de prestigiar a vernissage foi o artista plástico aldeense Renato Gonçalves, mais conhecido como “Renato Vovô”. “Sou um admirador do trabalho do Reinaldo Caó e, quando criança, cheguei a participar de alguns meses de aulas com ele no meu bairro, Baixo Grande. Anos depois, eu o encontrei em Cabo Frio e cheguei a participar de exposições ao lado dele. Prestigiar essa mostra é uma honra e uma inspiração para mim. É muito legal ver que a Prefeitura usa esse espaço para agregar e valorizar o artista plástico da cidade”, destacou.
A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.
Sobre Reinaldo Caó
Com mais de cinco mil obras produzidas, Reinaldo Caó é aldeense nascido no bairro Retiro, na zona rural da cidade. O artista tem seu nome catalogado no Anuário Brasileiro de Artes Plásticas e já foi premiado com a medalha de Mérito Cultural e a Comenda da Associação Fluminense de Belas Artes (AFBA), em Niterói, onde se tornou o Comendador Reinaldo Carlos de Oliveira.
Seu talento e dedicação transcenderam fronteiras, com exposições, palestras e workshops promovidos na Europa, e obras espalhadas por países como Portugal, França, Espanha, Bélgica e Holanda.
Fotos: Divulgação/Arquivo pessoal
O artista também se dedica ao ensino de desenho e pintura em Cabo Frio-RJ, onde atualmente fica localizado o seu ateliê. É também criador do projeto social “Domingo com Arte”, que já atendeu centenas de crianças e jovens de baixa renda.