A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos sediou, durante todo o mês de agosto, a exposição “São Pedro da Aldeia – Morada da Aviação Naval”. A mostra, promovida pelo Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, esteve em cartaz pelo terceiro ano consecutivo com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A programação foi realizada como parte das comemorações alusivas ao 108º aniversário da Aviação Naval e teve como objetivo ampliar o conhecimento histórico e cultural sobre a divisão especializada sediada na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) – a única do país.
A mostra contou com exibição de artefatos, miniaturas de aeronaves, equipamentos de busca e salvamento, além de trajes e ferramentas operacionais. Quem visitou o espaço pôde conhecer o cotidiano dos militares e as atividades realizadas no Complexo Aeronaval em prol do país, sob o lema “Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”. A exposição contou, ainda, com espaço instagramável e um totem eletrônico, por meio do qual os visitantes puderam explorar as instalações do Museu da Aviação Naval em 360º.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Dispostos no salão principal do espaço, painéis fotográficos narraram a trajetória da Aviação Naval desde a sua criação, incluindo sua chegada a São Pedro da Aldeia na década de 1960 até os dias atuais, oferecendo ao público a oportunidade de compreender por que a cidade é reconhecida como a Morada da Aviação Naval. Com a proposta de apresentar o trabalho e despertar o interesse sobre a atividade dos pilotos, durante toda a mostra os visitantes também puderam realizar voos simulados sobre a cidade, utilizando óculos de realidade virtual dentro de uma cabine de helicóptero adaptada.
Fotos: Raíra Morena e Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou o sucesso do evento. “É sempre uma satisfação sediar essa exposição comemorativa da Aviação Naval. O evento, mais uma vez, foi um sucesso. Tivemos um grande número de visitações de pessoas de todas as idades, de crianças a adultos, além de grupos escolares, sempre bastante curiosos em conhecer a história, ver de perto as miniaturas, as peças do acervo do Museu e experimentar o simulador de voo. Foi uma experiência enriquecedora e a gente só tem que agradecer a Marinha do Brasil, através do Comando da Força Aeronaval, por essa parceria. Falar sobre a nossa Base Aérea Naval é, também, preservar a memória e entender a formação histórica e cultural do nosso município”, disse.
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
O evento de abertura contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Comando da Força Aeronaval, Capitão de Fragata Fabio Ricardo Fonseca dos Santos, das secretárias de Educação e de Turismo, Danielle Corrêa e Claudia Tinoco, da diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, do Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR-Lagos), Pedro Guenes, e dos Titulares das Organizações Militares do Complexo Aeronaval.
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA