Feira Cultural Itinerante celebra Dia da Consciência Negra em São Pedro da Aldeia

Os moradores do bairro Botafogo, na zona rural de São Pedro da Aldeia, participaram de uma programação diferente com a chegada da Feira Cultural Itinerante, especialmente dedicada ao Dia da Consciência Negra. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, ocupou a praça do bairro com uma série de atividades gratuitas alusivas à cultura afro-brasileira e quilombola. Mais de 50 artistas e empreendedores da cidade participaram do evento e puderam expor os seus trabalhos nas áreas de dança, artes visuais, artesanato, literatura, música, teatro e gastronomia.

A escolha do local levou em consideração a extensa história de luta e resistência travada pelo povo negro de Botafogo, que já ocupava aquela terra antes da abolição do regime escravocrata. No século XIX, o território era a sede da Fazenda da Caveira, para onde eram levados os corpos de escravizados africanos para serem enterrados. Vem daí a origem do nome “Quilombo de Caveira/Botafogo”. Hoje, a comunidade é formada por centenas de famílias, muitas delas descendentes dos negros habitantes da antiga fazenda.

A programação contou com a participação especial do líder quilombola e atual presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo de Botafogo-Caveira, Roberto dos Santos, o Robertão, nascido e criado na comunidade. “Eu fico muito feliz em ver esse trabalho da Secretaria Municipal de Cultura pelo resgate da nossa história e das nossas tradições quilombolas. Essa ação é também uma homenagem à memória dos nossos ancestrais, que muito lutaram dentro da nossa comunidade para a ocupação desse pedaço de chão. Passamos por muito sofrimento em termos de reivindicação e de luta por essa terra, mas vencemos pela resistência. Fico muito grato por essa parceria com a Cultura, nos contemplando com uma programação tão diversa, e de mais uma vez poder contar a história do nosso povo”, disse.

O líder comunitário Roberto dos Santos falou sobre a história de resistência dos quilombolas de Botafogo
Fotos: Divulgação/SEMUC

Quem passou pela praça pôde conferir de perto dezenas de peças artesanais confeccionadas por artesãos do município, que ficaram expostas e à venda durante todo o evento. A população também participou de sorteio de brindes e curtiu apresentações de samba de raiz, xote, pop, Bossa Nova, MPB e de música instrumental, com a participação do grupo Eles & Ela, da banda Evidance, da cantora Dani Casilhas e da Orquestra Sons da Aldeia. A dança afro também ganhou destaque com as performances dos alunos da Escola de Artes Municipal e do corpo artístico do Ballet Municipal.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância do evento. “A Feira Cultural no bairro Botafogo foi um momento muito representativo e significativo para todos nós, especialmente porque estamos falando de uma região com fortes raízes na cultura afro-brasileira e quilombola. Por ser uma edição especial pelo Dia da Consciência Negra, toda a programação foi preparada para melhor fomentar a temática, desde a escolha do repertório musical até as apresentações cênicas e audiovisuais. A edição foi um sucesso e ficamos muito felizes com o retorno do público. A ideia é abranger todos os bairros, levando arte, cultura e entretenimento às áreas mais distantes do Centro”, destacou.

O secretário de Cultura, Thiago Marques, acompanhou toda a programação
Foto: Divulgação/SEMUC

As atrações da Feira incluíram, ainda, pintura artística afro, doação de roupas por meio de projeto solidário “Varal do Bem” e apresentações de capoeira com o grupo Ventos do Kilombo. A criançada também pôde se divertir com o teatro de fantoche da artesã e contadora de histórias, Sheila Cunha, apresentando o conto africano “Ubuntu”.

O evento também contou com a participação especial do projeto “Fest Music Urban” com a construção de um painel de grafite em homenagem à Zumbi dos Palmares, assinado pelo artista Rick Macell. O projeto social existe há mais de 20 anos oferecendo aulas gratuitas de grafite, desenho, danças urbanas, dança de charme, modelo manequim, DJ e B-Boy, sob a coordenação do professor, agente cultural e músico, Delsinho Moreno, do bairro São João.

“Recebi com muita alegria o convite para participar da Feira Itinerante da Secretaria de Cultura em Botafogo. Sou um assíduo defensor do movimento negro e em todas as nossas ações pregamos a igualdade racial e o combate à discriminação. Acredito que eventos como esse são muito significativos e contribuem para dar visibilidade a essa luta. É muito bacana quando a gente tem um órgão que abraça os artistas e dá oportunidade de a gente mostrar o nosso trabalho. Fomos muito bem recebidos e tudo aquilo que pudermos fazer para agregar junto com a Secretaria, estaremos à disposição”, ressaltou Delsinho.

Confecção de um painel de grafitti em homenagem à Zumbi dos Palmares compôs a programação do evento
Foto: Divulgação/SEMUC

A culinária afro-brasileira foi outro ponto alto da programação. Durante todo o evento, ambulantes e profissionais autônomos da localidade puderam comercializar refeições e produtos gastronômicos inspirados na cultura africana, como caldo de cana, a pipoca e a tradicional feijoada – receita da cozinheira Rosângela Barros, moradora do bairro há oito anos. “Trabalho vendendo refeições há mais de 10 anos e fiquei muito feliz em participar da Feira da Secretaria de Cultura. Os moradores aqui da comunidade quilombola adoram feijoada e o pessoal elogiou bastante. Foi maravilhoso, o nosso bairro precisava desse tipo de evento”, contou. Os visitantes também puderam degustar gratuitamente o Omolocum, prato de raízes africanas feito à base de feijão fradinho.

Outro destaque do evento foi a exibição do curta-documental “Rosa”, que conta a história da trabalhadora rural e poetisa Rosa Geralda da Silveira, pioneira na luta pelo reconhecimento das terras quilombolas e pelos direitos dos trabalhadores da comunidade da Caveira/Botafogo. O filme, produzido pelo coletivo Em La Barcas Jornadas Teatrais, foi produzido com patrocínio do Governo do Estado e está disponível para acesso no Youtube.

Evento também contou com exibição do documentário “Rosa”, que aborda a história de Rosa Geralda da Silveira, antiga líder da comunidade
Foto: 
Divulgação/SEMUC

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso