Filmes da Lei Paulo Gustavo de São Pedro da Aldeia são exibidos no Cine Miracema

Os projetos audiovisuais contemplados pelo edital “Talentos da Aldeia”, da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, serão exibidos gratuitamente no Cine Miracema, em Miracema (RJ). As sessões acontecem nesta terça (04/11) e quarta-feira (05/11), às 8h30, com entrada livre e aberta ao público, incluindo escolas convidadas do município, sujeita à lotação da sala.

As exibições acontecem a convite do Cine Miracema, que incluiu os curtas-metragens aldeenses em uma programação especial dedicada à valorização do cinema independente. Assim como o Cine São Pedro, o Cine Miracema é uma filial do Grupo Cine Teatro Shopping São Pedro e tem se destacado por promover o acesso à cultura cinematográfica em Miracema e região.

Recentemente, as produções audiovisuais foram exibidas em sessões gratuitas no Cine São Pedro

Fotos: Divulgação

As sessões integram a contrapartida social prevista no Edital de Chamamento Público nº 13/2023 – Seleção de Projetos Audiovisuais “Talentos da Aldeia”, lançado em novembro de 2023 pela Secretaria de Cultura aldeense. A iniciativa foi viabilizada com recursos do Governo Federal, por meio da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), e teve como objetivo apoiar e valorizar agentes culturais do município de São Pedro da Aldeia.

De acordo com o edital, os proponentes contemplados devem realizar atividades de retorno social à comunidade, com exibições gratuitas e acessíveis em espaços públicos ou educacionais, como forma de democratizar o acesso à produção audiovisual aldeense.

A programação do Cine Miracema começa nesta terça-feira (04/11), às 8h30, com o documentário “Casa da Flor: A Lenda do Tesouro de Seu Gabriel”, da proponente Gabriela Chaffin Costa, a partir de uma ideia original de Davi Lisboa. O filme nasceu de um trabalho escolar e se transformou em uma grande aventura cinematográfica, retratando a memória viva de um homem que construiu poesia com as próprias mãos; uma história moldada no barro, nos cacos e na resistência cultural.

Na quarta-feira (05/11), também às 8h30, serão exibidos dois curtas-metragens. O primeiro é “Como Se Fosse da Família”, do proponente Rodrigo Senna (classificação indicativa: 12 anos). O filme aborda o uso da mão de obra em condições análogas à escravidão, ainda presente na sociedade brasileira, por meio da história de Madalena, uma mulher negra que há duas décadas vive com uma família de classe média alta, realizando trabalhos domésticos sem remuneração. O filme provoca reflexões profundas sobre liberdade, violência doméstica e desigualdade social.

Em seguida, o público poderá assistir ao curta “Fragmentos Dramáticos”, da proponente Giovanna Mavirá Mennella. Inspirado nas obras de Luigi Pirandello, o filme propõe um mergulho na complexidade da existência e na fronteira entre realidade e ficção, promovendo uma releitura cinematográfica de “Seis Personagens em Busca de um Autor”. A produção convida o espectador a refletir sobre identidade, criação e o papel do artista na construção das narrativas humanas.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso