Inscrições on-line para a Companhia de Teatro Municipal terminam nesta sexta (05)

Chamada é voltada a atores e atrizes aldeenses a partir de 16 anos com experiência em teatro

Termina, nesta sexta-feira (05/07), as inscrições para a Companhia de Teatro Municipal, equipamento da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia. Podem se inscrever atores e atrizes a partir de 16 anos de idade, que tenham experiência em teatro, residam na cidade e comprovem atuação artística de, no mínimo, um ano. As inscrições estão sendo realizadas on-line, por meio de um formulário eletrônico disponível em www.cultura.pmspa.rj.gov.br. Clique AQUI para acessar.

Ao todo, 14 vagas estão sendo oferecidas. Os candidatos serão selecionados por meio de análise de portfólio, vídeo de apresentação pessoal e Teste de Habilidade Específica (THE) realizado em duas etapas: a primeira composta por atividade coletiva e a segunda fase individual.

Durante os testes, os atores serão submetidos à avaliação de aptidão e do nível do domínio em quesitos como interpretação, capacidade de improvisação e expressão corporal e vocal. A avaliação das performances será feita por uma banca examinadora, formada por profissionais da área.

As provas de habilidade acontecerão nos dias 8 e 9 de julho, na sede da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, no bairro Nova São Pedro. Clique AQUI para acessar os anexos I, II, III e IV do Regulamento.

Sobre a Companhia de Teatro Municipal

Regulamentada pela Lei Municipal nº 3.047/2022, a Companhia de Teatro Municipal é o primeiro projeto lançado pela Secretaria de Cultura voltado à produção teatral e à formação teórica e prática de atores e atrizes. A iniciativa foi criada com o objetivo de fomentar a arte teatral e valorizar os talentos locais, além de proporcionar o desenvolvimento artístico contínuo aos integrantes, por meio da montagem e circulação de espetáculos dentro e fora da cidade.

O equipamento é coordenado pela atriz, arte-educadora e pesquisadora Anna Fernanda Corrêa, e tem como um dos objetivos centrais promover o resgate e celebração da memória histórica e cultural do município. O portfólio da Companhia de Teatro Municipal inclui a dramaturgia documental “A Casa Feita de Cacos”, baseada na vida e obra do artista aldeense Gabriel Joaquim dos Santos, o melodrama “Queijo & Goiabada”, inspirado no clássico “Romeu & Julieta”, de Shakespeare, a comédia infantil “Pluft, o Fantasminha” e as peças natalinas “Auto de Natal” e “Toda estrela brilha: uma jornada mágica de Natal”.