Em atendimento à Legislação Eleitoral, comunicamos que este site estará com informações restritas a partir do dia 06 de julho e até o fim das Eleições 2024.

Inscrições para a Companhia de Teatro Municipal são prorrogadas para 12 de julho

Podem concorrer às vagas atores e atrizes aldeenses a partir de 15 anos com experiência em teatro

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia prorrogou as inscrições para a Companhia de Teatro Municipal. O prazo foi estendido para o dia 12 de julho. Visando ampliar o acesso aos mais jovens, a faixa etária também foi alterada de 16 para 15 anos. Além da idade mínima, para concorrer às vagas é necessário residir na cidade, ter experiência na área e atuação artística comprovada de, no mínimo, um ano. As inscrições acontecem de forma on-line, por meio de um formulário eletrônico disponível em www.cultura.pmspa.rj.gov.br. Clique AQUI para acessar o formulário e AQUI para conferir o regulamento atualizado.

Ao todo, 14 vagas estão sendo oferecidas. Os candidatos serão selecionados por meio de análise de portfólio, vídeo de apresentação pessoal e Teste de Habilidade Específica (THE), composto por atividades coletivas e individuais. “Com o novo prazo, os artistas de teatro que ainda não organizaram seus portfólios terão mais uma semana para preparar seus materiais de apresentação. O portfólio é a comprovação da atuação artística e um dos requisitos obrigatórios para a efetivação da inscrição”, reforçou a coordenadora do equipamento, Anna Fernanda Corrêa.

Durante os testes, os atores serão submetidos à avaliação de aptidão e do nível do domínio em quesitos como interpretação, capacidade de improvisação e expressão corporal e vocal. A avaliação das performances será feita por uma banca examinadora, formada por profissionais da área.

As provas de habilidade acontecerão nos dias 29 e 30 de julho, na sede da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, no bairro Nova São Pedro. O início dos encontros está marcado para o dia 05 de agosto.

Sobre a Companhia de Teatro Municipal

Regulamentada pela Lei Municipal nº 3.047/2022, a Companhia de Teatro Municipal é o primeiro projeto lançado pela Secretaria de Cultura voltado à produção teatral e à formação teórica e prática de atores e atrizes. A iniciativa foi criada com o objetivo de fomentar a arte teatral e valorizar os talentos locais, além de proporcionar o desenvolvimento artístico contínuo aos integrantes, por meio da montagem e circulação de espetáculos dentro e fora da cidade.

O equipamento cultural tem como um dos objetivos centrais promover o resgate e a celebração da memória histórica e cultural do município. O portfólio da Companhia de Teatro Municipal inclui a dramaturgia documental “A Casa Feita de Cacos”, baseada na vida e obra do artista aldeense Gabriel Joaquim dos Santos, o melodrama “Queijo & Goiabada”, inspirado no clássico “Romeu & Julieta”, de Shakespeare, a comédia infantil “Pluft, o Fantasminha” e as peças natalinas “Auto de Natal” e “Toda estrela brilha: uma jornada mágica de Natal”.