Inscrições para o Edital “Cultura Presente nas Redes 2” terminam nesta quinta-feira (29)

Está chegando ao fim o prazo para os artistas e agentes culturais de São Pedro da Aldeia cadastrarem seus projetos no Edital “Cultura Presente nas Redes 2”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. As inscrições devem ser realizadas até esta quinta-feira (29), às 18h, por meio do sistema “Desenvolve Cultura”, no site da Secec-RJ. Clique AQUI para acessar o sistema de inscrição.

Podem participar da seleção pessoas físicas residentes em todo o Estado do Rio, com atuação comprovada na área cultural há pelo menos um ano. No município, a Chamada Emergencial de Premiação Financeira vai contemplar 16 projetos, com premiações de R$ 2.500,00 para cada produção cultural.

De acordo com a diretora municipal de Produção Cultural, Maria Carolina Gouvêa, é importante que os agentes interessados se atentem a todos os itens exigidos no Edital do Estado. “Conforme previsto no Edital, a proposta de produção cultural deverá ser descrita de forma objetiva e resumida, em no máximo 2.500 caracteres, e responder às perguntas ‘O QUÊ?’, ‘QUANDO?’, ‘ONDE?’ e ‘COMO?’, além da especificação da duração e do público a que se destina”, reforçou.

O Edital “Cultura Presente nas Redes 2” foi o primeiro de uma série de cinco editais que serão lançados até o fim do ano pela Secec-RJ, e totaliza um investimento de R$ 7.5 milhões oriundos do Fundo Estadual de Cultura (FEC) para premiação total de três mil produções em todo o Estado do Rio.

Critérios para inscrição

Serão selecionadas produções culturais inéditas nas áreas de música e dança; teatro e circo; artes plásticas e artesanais; folclore e ecologia; cinema, vídeo e fotografia; informação e documentação; acervo e patrimônio histórico-cultural; literatura com prioridade à língua portuguesa; e gastronomia.

A produção cultural deverá ser executada de forma presencial ou virtual, com no mínimo 30 minutos de duração, e disponibilizada na íntegra, gratuitamente, nas plataformas digitais do Youtube ou Vimeo.

A Premiação cobre exposições de artes visuais, apresentação de obras audiovisuais, temporadas e espetáculos teatrais, circenses e de dança, apresentações literárias, musicais, virtuais e multimídia, intervenções artísticas e performances nas diversas áreas artísticas, destinados aos públicos adulto e infantil. A execução dos projetos deverá obedecer as medidas de enfrentamento à propagação da Covid-19 estabelecidas em decretos municipais e estaduais.

Para concorrer à Premiação, o proponente maior de 18 anos precisa estar com o CPF regular. A atuação profissional na área cultural deverá ser formalizada por meio do envio de um arquivo único em PDF, com os documentos comprobatórios.

Podem se inscrever proponentes que já tenham sido contemplados com o Auxílio Emergencial da Lei n 13.982/2020, com a Lei Federal n. 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) e com o Edital da SECEC n. 01/2020 (Cultura Presente nas Redes).

Não há impeditivo para o proponente atuar em conjunto com outros artistas ou produtores, mas o valor será o mesmo por projeto apresentado e uma única pessoa fica responsável pela apresentação dos documentos e prestação de contas. Não será permitido que proponentes diferentes se inscrevam para realizar uma mesma produção cultural.

Todas as informações e tutoriais sobre o Edital, com o passo a passo para as inscrições, a documentação necessária e os procedimentos para comprovação de atuação cultural (portfólio) podem ser conferidas no site www.cultura.rj.gov.br.

Clique AQUI para acessar o Edital na íntegra.