Oficina esclarece dúvidas sobre Edital de Chamamento de Artistas

Os artistas de São Pedro da Aldeia tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e obter informações sobre o Edital de Chamamento Público nº 12/2023 durante uma oficina tira-dúvidas promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. O Edital, que está com inscrições abertas até o dia 25 de outubro, visa a seleção e contratação de profissionais e grupos de dança, teatro, música, capoeira, animação cultural, cultura afro-brasileira, literatura e culinária tradicional para apresentações em eventos e projetos da pasta, incluindo no Natal 2023 e no Carnaval 2024.

As atividades aconteceram nesta segunda (16/10) e terça-feira (17/10) no auditório do Cine Estação e foram ministradas pela assessora técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Josephane Lima. “Explicamos de uma forma simples e didática sobre cada categoria do Edital, as remunerações previstas e os pré-requisitos. Também abordamos o passo a passo para a montagem de um bom portfólio artístico, que é uma das exigências para a efetivação da inscrição no Edital. A oficina também foi uma ótima oportunidade para motivar os artistas a se organizarem para essa inscrição on-line e terem a chance de participarem do processo de seleção”, disse.

Na oportunidade, os participantes também foram orientados sobre o preenchimento do formulário de cadastro no Mapeamento Cultural, disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura. A inscrição no Mapeamento também é um dos requisitos para a participação no Edital.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, também acompanhou o primeiro dia de oficina
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Moradora da cidade, a animadora cultural Sheila Clemente atua há oito anos com teatro de fantoche e foi uma das participantes do primeiro dia de oficina. “Já participei como animadora cultural do primeiro Edital de Chamamento de Artistas e foi uma grande experiência, muitas portas se abriram para mim. Tive a oportunidade de me apresentar nas Feiras Culturais Itinerantes, no Carnaval 2023 e no primeiro Encontro Literário Aldeense. Agora, pretendo me inscrever novamente, dessa vez na categoria ‘Teatro’. Os Editais da Secretaria de Cultura não só proporcionam uma renda para os artistas da cidade, mas também a oportunidade para divulgarmos o nosso trabalho. Para mim, participar dessa oficina foi muito importante, porque sempre surgem dúvidas quanto aos requisitos e poder contar com esse atendimento é ótimo”, disse.

As inscrições no Edital estão sendo realizadas de forma on-line, no site da Cultura, acessando o link https://cultura.pmspa.rj.gov.br/login/. Visando facilitar o acesso aos artistas, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura está disponibilizando computadores para aqueles que não tiverem acesso à Internet durante todo o período de inscrição, das 9h às 12h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira.

A sede da Secretaria Municipal de Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro (Casa da Cultura). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625-5167 ou pelo e-mail cultura@pmspa.rj.gov.br.

Secretaria Municipal de Cultura está disponibilizando computadores para os artistas da cidade que desejarem se inscrever no Edital
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA