Oficina gratuita ensina a produzir portfólio artístico em São Pedro da Aldeia

O início da semana foi de muito aprendizado para um grupo de 19 artistas que compareceram à primeira Oficina de Elaboração de Portfólio Artístico, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. A atividade aconteceu no auditório do Cine Estação, no Centro, em três turnos e teve como objetivo fornecer instruções para a montagem do documento, que reúne informações sobre a atuação cultural, experiências e habilidades profissionais.

A oficina foi ministrada pelas servidoras da Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), Cleise Campos e Josephane Lima e pela colaboradora Rosite Val. Durante a atividade, os participantes puderam esclarecer dúvidas e foram orientados quanto às principais estratégias para o levantamento das informações, busca de fontes, ferramentas para organização, arquivamento e hospedagem de material e escolha de imagens ilustrativas, que comprovem o tempo de atuação, as experiências profissionais e habilidades adquiridas.

Participantes também receberam material de apoio
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Além de garantir um maior profissionalismo à carreira dos artistas, o portfólio é um dos itens obrigatórios para a participação em programações culturais e concorrência em editais de fomento. Para a assessora de políticas culturais da SEMUC e uma das instrutoras da oficina, Cleise Campos, saber montar um bom portfólio é fundamental. “Com as novas ações da SEMUC, onde o artista aldeense tem sido inserido nas diversas atividades da pasta, em programações artísticas e chamamentos públicos, além de ações em parceria com os governos Estadual e Federal, é fundamental que o artista tenha a sua ação cultural atestada, reconhecida. O portfólio é um documento onde isso é identificável, pois todas as informações dão conta de mostrar o que o artista faz, onde ela atua, a sua atuação no setor cultural”, destacou.

O uso de programas gratuitos e ferramentas digitais, como o Word, o Power Point, o Figma e o Canva, foi outro tópico abordado durante os encontros. Para facilitar a compreensão, também foram exibidos exemplos de portfólios artísticos. “Para as pessoas com certa dificuldade no uso do computador ou acesso à Internet, a SEMUC se colocou à disposição para prestar auxílio pontual, justamente para que todos possam ter o seu portfólio”, complementou Cleise Campos.

Uma das participantes foi Carol Lira, instrutora de dança do ventre há cerca de nove meses. “A oficina foi muito proveitosa, enriquecedora e uma excelente iniciativa, principalmente porque muitos artistas da nossa cidade têm anos de história e trabalho e ainda não sabem como documentar e ilustrar o seu currículo. Aprendi a forma correta e profissional de escrever um texto resumindo minha vida artística e a importância de arquivar de forma digital ou não, nossas fotos, vídeos documentos e links que comprovem o nosso trabalho. Tudo o que eu aprendi está sendo muito útil para organizar o meu portfólio e deixá-lo claro e conciso. Isso vai facilitar muito a minha participação em editais”, disse.

Ainda neste primeiro semestre, a Secretaria de Cultura planeja oferecer novas oficinas interativas, voltadas aos artistas, produtores, agentes culturais e profissionais ligados ao setor artístico da cidade.