Oficina virtual ensina técnicas de preparação e sonoridade para atores de teatro

Os atores e representantes do segmento do teatro que desejam aprofundar ou aprender um pouco mais sobre as técnicas de preparação, sonoridade e aquecimento vocal e corporal voltadas às artes cênicas podem conferir a oficina virtual “O Som e o Corpo”, ministrada pelo agente cultural e ator Pablo Cotia. A produção audiovisual já está disponível no canal do artista no Youtube. Clique AQUI para acessar. A iniciativa é um dos projetos culturais contemplados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia, via inciso III.

Com pouco mais de 30 minutos de duração, a oficina aborda as etapas de preparação para o trabalho de voz e sonoridade, treinamento em articulação das palavras, sensibilidade corporal, exercícios de respiração diafragmática, alongamento, automassagem, autopercepção do ator em cena e conteúdos sobre paisagem sonora e a poética do espetáculo.

“É um projeto que prevê a iniciação ao trabalho do ator teatral a partir dos sons externos ao corpo, a cidade e seus ruídos, e de estímulos sonoros intencionais, de modo que se perceba o som como paisagem de extrema importância na composição de cenas”, destacou Pablo.

O ator e agente cultural Pablo Cotia teve o seu projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, via inciso III
Foto:
Reprodução/Youtube

Ao final da oficina, também é feita a leitura de uma cena do monólogo “O Mar e Outros Naufrágios Frágeis” e exibido um trecho do espetáculo, encenado por Pablo, com direção de Welligton Júnior e realização de Capivara Núcleo de Dramaturgia e Genética da Cena Contemporânea.

Oficina exibiu trecho do espetáculo teatral “O Mar e Outros Naufrágios Frágeis”
Foto:
Reprodução/Youtube

Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva

Aberto em 2020 pela prefeitura, o Edital Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva contemplou 47 projetos distribuídos nos segmentos de Artes Visuais, Carnaval, Dança, Teatro, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro, LGBTQIA+ e Produção Cultural – áreas relevantes ao movimento cultural do município, que tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia do coronavírus.

Viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, o Edital concedeu prêmios em dinheiro para projetos culturais que se inscreveram e foram contemplados. Como contrapartida, os beneficiários ficam obrigados a garantir a realização de atividades e programações gratuitas, bem como a prestação de contas sobre o uso do benefício.

Para mais notícias e informações sobre os projetos fomentados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia, acesse a página oficial da Secretaria Adjunta de Cultura no Facebook. Clique AQUI para acessar a página.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso