Os artistas e trabalhadores da Cultura aldeenses estão convocados a participar de uma reunião on-line neste sábado (08/07), das 10h30 às 12h. O encontro vai tratar sobre a realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de julho, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, no bairro Nova São Pedro. Na oportunidade, os integrantes da Comissão Organizadora irão esclarecer possíveis dúvidas e reforçar as instruções aos representantes da sociedade civil acerca do regimento interno da Conferência, já apresentados na pré-conferência de Cultura. A reunião será realizada via plataforma do Google Meet. Para participar, basta acessar o link da sala da videoconferência, em https://meet.google.com/vkj-kaqg-few.
O regimento interno, elaborado pela Comissão Organizadora, está disponível para acesso no site da Secretaria Municipal de Cultura (https://portal.pmspa.rj.gov.br/arquivos/2966/POLITICAS%20PUBLICAS__2023_0000001.pdf). Esta será a 10ª reunião promovida pela Comissão Organizadora como parte das etapas preparatórias para o evento. Na programação da 4ª Conferência, acontece a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), com nomes de nove titulares e respectivos suplentes das cadeiras da sociedade civil, e a conclusão da revisão do Plano Municipal de Cultura.
Representante da sociedade civil na Comissão, a escritora Giovanna Villas Bôas destacou a importância da participação dos agentes. “A 4ª Conferência Municipal de Cultura se aproxima e nós, enquanto Comissão Organizadora, estamos reforçando o nosso calendário de atividades. É muito importante que os artistas e agentes culturais participem dessa reunião, tirem as suas dúvidas e estejam informados sobre os detalhes do regimento, que estabelece critérios para a participação na Conferência seja como eleitor, candidato ao Conselho ou como observador”, ressaltou.
Um dos critérios para a participação na 4ª Conferência Municipal de Cultura, com direito a voz e voto, é estar com o cadastro aprovado no Mapeamento Cultural de São Pedro da Aldeia – uma plataforma on-line disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura, que reúne os dados cadastrais dos artistas.
O Mapeamento exige, dentre outras informações, a apresentação de portfólio artístico. “O portfólio é um documento indispensável. Ele reúne materiais como notícias, fotos, prints, flyers, matérias de jornal e publicações em rede social, que comprovam as realizações culturais promovidas pelo artista. A apresentação desse portfólio é uma exigência não só para a Conferência, mas também em várias modalidades de chamamento público, como os editais que serão abertos via Lei Paulo Gustavo”, reforçou o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques.
Para auxiliar os artistas e agentes culturais que ainda não possuem portfólio ou que ainda não sabem como montá-lo, a Secretaria Municipal de Cultura vai promover, nesta quinta-feira (06/07), uma oficina gratuita de elaboração de portfólio. Na ocasião, os artistas serão instruídos sobre o passo a passo para a montagem do documento e também para o cadastro on-line no Mapeamento Cultural. A atividade acontecerá no auditório do Cine Estação, no centro da cidade, em duas sessões abertas: das 15h às 17h e das 18h30 às 20h30. A participação é gratuita, sujeita à lotação do espaço (50 lugares por sessão).