Orquestra Sons da Aldeia divulga listagem de alunos aprovados nas audições 2023

A Orquestra Sons da Aldeia divulgou, nesta sexta-feira (10/11), a listagem dos alunos aprovados nas audições deste ano. O documento com a relação dos candidatos selecionados está publicado no site oficial da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia (clique AQUI para acessar). Os aprovados serão convocados diretamente pela coordenação para o início das aulas e ensaios, previstos para o final de novembro.

Para dar continuidade ao projeto da Orquestra na cidade, foram abertas inscrições gratuitas para candidatos com habilidades musicais básicas a partir de 12 anos, moradores de São Pedro da Aldeia e que já possuíam o próprio instrumento. Os candidatos passaram por um teste de nivelamento, momento em que tiveram seus desempenhos na execução instrumental e na leitura de partitura avaliados com o objetivo de verificar os conhecimentos básicos de música. Dentre os requisitos avaliados estiveram embocadura, respiração, afinação, leitura, articulação e técnica.

Conforme divulgado em Regulamento, as audições aconteceram em dois dias, na quarta (08/11) e quinta-feira (09/11), no auditório do Cine Estação, sob a instrução e avaliação do professor de música, regente e coordenador do projeto, Jorge Rafael Goes. Compareceram à seletiva instrumentistas dos seguintes naipes: bateria, piano, flauta, clarinete, trompa, sax tenor, violino e violoncelo. Além de participar das aulas e ensaios, os alunos também terão a oportunidade de participar de apresentações do conjunto na cidade.

Sobre a Orquestra

Lançada em 2022, a Orquestra Sons da Aldeia é um projeto inédito da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia, criado para valorizar os talentos locais e difundir a arte da música instrumental. Desde a sua formação, o conjunto tem realizado apresentações em diversos eventos na cidade, como a Feira Cultural Itinerante, o Recital de Natal e a programação cultural de reinauguração do Teatro Municipal, além de já ter promovido ações em escolas municipais e no Pronto-Socorro Municipal, levando música, bem-estar e mensagens de conforto e esperança para os pacientes e seus familiares.

A Orquestra promove ensaios periódicos e os alunos recebem aulas de música e prática de conjunto em naipes. As apresentações do conjunto já passaram pelos bairros Baleia, Porto da Aldeia, Estação, Centro, Baixo Grande, São João e Praia Linda. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, este ano o conjunto musical foi homenageado com uma Moção Aplausos concedida pela Câmara Municipal.